Desafio 01

marisa
MARISA MASUMI BEPPU

Possui graduação em Engenharia Química (1993), tendo sido a primeira colocada em desempenho acadêmico na sua turma; mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA). Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009. Realizou miissão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise (França, 2014). É professora associada MS-5 (livre-docente) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica da matéria condensada, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos. Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de aproveitamento de recursos naturais, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR). Também coordenou projetos relacionados a ensino (CNPq FORMA Engenharia) e ao desenvolvimento de outros programas de pós-graduação (PROCAD-CAPES). Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos desde 2002. Orientou pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e graduandos, além de alunos do ensino médio através do programa PICJr. Foi chefe do Departamento de Termofluidodinâmica (2004-2006), diretora associada da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2010-2014) onde atualmente é diretora (gestão 2014-2018) . É bolsista produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 e professora homenageada/paraninfa dos formandos da Engenharia Química (2004, 2007).

Desafio 02

jose_geraldo
JOSE GERALDO PENA DE ANDRADE

Possui graduação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado pela Universidade de São Paulo (1989), Livre Docente pela Unicamp (1994) e Professor Adjunto pela Unicamp (1998). Atualmente é Professor Associado – MS-5 da Universidade Estadual de Campinas, Centro Superior de Educação Tecnológica. Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: hidráulica fundamental, transiente hidráulico, redes de distribuição de água, modelação de máquinas hidráulicas, análise operacional de usinas hidrelétricas e estudo da disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas.

Desafio 03

servletrecuperafoto
RANGEL ARTHUR

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado em Engenharia Elétrica (2002) e Doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor e Diretor Associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Durante os anos de 2011 a 2014 foi Coordenador e Coordenador Associado dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Engenharia de Telecomunicações da FT, que foi criado em sua gestão. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão Digital, OFDM, processamento digital de sinais e controle. Foi e continua como executor e co-executor em diversos projetos de pesquisa com financiamento CAPES, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Fapesp. É representante na Unidade do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). É membro do Conselho da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira-SP. Na extensão, desde 2014 coordena o curso de Especialização em Mecatrônica, ministrado também na FT.

Para saber mais, consulte: