Instruções do desafio

Contexto: O LIE tem o objetivo de produzir material didático para ser utilizado nas aulas dos cursos da Faculdade de Tecnologia, feiras de Ciência e outros eventos de divulgação científica.

A ideia do laboratório é desenvolver experimentos/demonstrações que permitam a coleta de dados a fim de ilustrar fenômenos em sala de aula.

Além de materiais desenvolvidos no laboratório, o LIE mantém em seu acervo várias montagens obtidas de empresas especializadas https://www.ft.unicamp.br/lie/.

É coordenado pelo Prof. Dr. VITOR RAFAEL COLUCI e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Estimativas são importantes para as etapas iniciais de um projeto de engenharia.

O Engenheiro, portanto, deve ter habilidades para estimar grandezas. Estimativas geralmente são apresentadas em forma de ordens de grandeza, em termos de potências do número 10.

Por exemplo, qual é o número estimado para a quantidade de grãos de feijão em um saco de 1 kg? Será que é da ordem de 10 grãos, 100 grãos ou 1000 grãos? Se você quiser saber o número exato, você poderia abrir o saco e contar.

Mas você poderia estimar olhando para uma pequena faixa do saco, contar os grãos naquela faixa e depois multiplicar pelo número de faixas iguais a que você usou cobriria todo o saco de feijão.

Desafio: Estimar a quantidade de latas de tinta seriam
necessárias para pintar (uma demão) a parte externa Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo, projetado por Oscar Niemeyer.

Condições: Para fazer essa estimativa, o grupo deve usar apenas informações e estimativas contidas na figura a seguir. Além disso, o grupo pode usar do fato que o teatro tem um formato aproximadamente circular e que com uma lata de tinta de 18 L você consegue pintar até aproximadamente 500 m2 por demão.

Teatro Estadual de Araras Maestro Francisco Paulo Russo.

O grupo deve entregar um relatório indicando como foi calculada a estimativa apontado os passos e informações utilizados. Não se esqueçam de colocar no relatório os dados de sua equipe.

Sobre o autor do desafio:

Vitor Rafael Coluci graduou-se em física pela Universidade Estadual de Campinas (bacharelado (1998) e licenciatura (1999)), possui mestrado (2000), doutorado (2004) e livre-docência (2014) em física pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou parte do seu doutorado na University of Texas at Dallas (2003 – 2004). Tem experiencia na área da física, com ênfase na física computacional. Atualmente desenvolve pesquisa na área da nanociência e nanotecnologia envolvendo nanoestruturas de carbono. Atua hoje como professor na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas em Limeira – SP.

Destaques do desafio:

A equipe CEJW marcou a melhor resposta deste primeiro desafio.