Instruções do desafio:

LPS – Laboratório de Processamento de Sinais

Este desafio é proposto pelo LPS – Laboratório de Processamento de Sinais da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia de Telecomunicações e áreas afins (Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, entre outros).

Contexto: O LPS tem como missão realizar o processamento e fazer identificações de padrões de sinais digitais de forma a criar produtos que possam beneficiar a sociedade.

É coordenado pelo Prof. Dr. Rangel Arthur e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp. O termo Mobile Health (mHealth) tem sido abordado com principal finalidade de melhorar o estilo de vida das pessoas, estimulando e viabilizando o tratamento remoto de problemas de saúde, equipando os provedores de saúde para a tomada de melhores decisões clínicas, permitindo que o sistema de saúde se torne mais sustentável.

As aplicações mais comuns da mHealth utilizam telefones celulares e dispositivos de comunicação para auxiliar as pessoas sobre os serviços de saúde preventiva. No entanto, o uso da mHealth pode ser estendido para a vigilância de doenças, suporte de tratamento, rastreamento de epidemias e gerenciamento de doenças crônicas.

Desafio Proposto:
1. Liste as principais tecnologias de Mobile Health existentes atualmente;

2. Proponha uma solução inovadora para Mobile Health;

3. Enviar o relatório com as respostas dos itens anteriores para Classroom DJE2019.

Os critérios de avaliação serão criatividade, uso de recursos e qualidade da proposta (o quanto a aplicação divulga o desafio).

Sobre o autor do desafio

Professor da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Rangel Arthur possui graduação em engenheiro elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado de engenharia elétrica (2007) pela Universidade Estadual de Campinas.

Durante os anos 2011 à 2014 foi coordenador e coordenador associado dos cursos de tecnologia em sistemas de telecomunicações e de engenharia de telecomunicações da FT, que foi criada em sua gestão.

De 2015 a 2016 foi diretor associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Atualmente é o assessor da agência de inovação (INOVA) da Unicamp, é representante na unidade do sistema brasileiro de tecnologia (SIBRATEC).

Destaques do desafio:

A equipe Jovens Engenheiros Fervedouro marcou a melhor resposta neste desafio.