Instruções do desafio:

Contexto: O LIAG tem como missão integrar os estudos nas áreas de informática, aprendizagem e gestão de modo a buscar resultados superiores e diferenciados nas três áreas.

Assim, busca ser reconhecido como um laboratório com resultados acadêmicos relevantes e com fortes interações com a comunidade.

O LIAG é coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

O mundo vive uma revolução tecnológica e social. O mercado de trabalho está demandando profissionais com competências muito distintas daquelas que eram exigidas há algumas décadas.

São essenciais habilidades relacionadas ao uso e aplicação das ferramentas modernas como a resolução de problemas, comunicação, criatividade e aprendizado contínuo (life long learning). Anexo um texto com mais informações sobre as habilidades do século XXI.

Problema proposto: Neste desafio, o LIAG lhes convida a atuar como educadores pensando no futuro dos profissionais no mundo.

Proponha uma atividade para ser desenvolvida em alguma disciplina do ensino médio que ajude a desenvolver nos jovens as Habilidades do Século XXI.

Instruções: Os pontos deste desafio serão dados conforme abaixo:

– 6 pontos pela qualidade da escolha (impacto positivo que teria na formação dos jovens e viabilidade de sua adoção impactando o máximo possível de jovens no Brasil).

– 4 pontos pela clareza na proposição (forma de escrita, qualidade do texto, clareza na explicação, etc.): a proposta deve incluir em que disciplina a atividade seria incluída, como seria sua condução, tempo necessário, quais os materiais são necessários (incluindo uma estimativa de custos), etc.

O desafio inteiro corresponderá de 0 a 10 pontos. As respostas devem ser encaminhadas em um único arquivo .pdf com no máximo 20 páginas, constando com destaque o nome da equipe e seus integrantes.

Sobre o autor do desafio:

Professor da Faculdade de tecnologia da Unicamp, Marcos Borges possui formação em engenharia da computação pela Unicamp (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em ciências da computação pela Unicamp. Desenvolveu um projeto de pós doutorado na Universidade do Porto, em Portugal, em 2009.

Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004, e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação cientifica na Unicamp em 2010 e 2011.

Atualmente é professor assistente e professor pleno no programa de pós graduação na faculdade de tecnologia da Unicamp e coordenador do LIAG (laboratório de informática, aprendizado e gestão).

Destaques do desafio:
A equipe “The power girls”, que foi a grande campeã dessa edição do DJE, marcou a melhor resposta nesse desafio.