Instruções do desafio:

Contexto: O Laboratório tem como missão despertar em crianças, jovens e adultos suas potencialidades descobrindo-se sujeito histórico e crítico de sua realidade através da educação ambiental.

Portanto, visa levar para além dos muros da Universidade a educação ambiental como ferramenta transformadora para o meio e para a sociedade. É um laboratório acadêmico voltado para o ensino, pesquisa e extensão.

É coordenado pela Profa. Dra. Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp, O Ecoedu Ambiental se apresenta como um programa que valoriza o ser humano, que promove o autoconhecimento, a autoestima, o senso crítico e possibilita escolhas mais conscientes.

Desafio Proposto:
1. O que é Educação Ambiental (EA)? De que forma ela se apresenta?

2. A Educação Ambiental é realizada de forma transversal no sistema de ensino brasileiro?

3. Apresente pelo menos quatro atividades de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas em qualquer parte do Brasil nesse momento.

4. Realize pelo menos uma ação pontual em alguma comunidade (pode ser escola, bairro, grupo de pessoas, entre outros), na qual, através da Educação Ambiental, vocês possam proporcionar experiências capazes de gerar multiplicadores da preservação e respeito ao meio ambiente (pode ser em relação a água, o ar, o solo, entre outros).

5. Explique como foram planejadas as ações, como elas aconteceram, faça filmagens e apresente as dificuldades encontradas e os resultados alcançados.

Condições: O grupo deve entregar um documento pdf no Classroom, com no máximo 10 páginas, tendo no início nome do grupo e dos componentes, com as respostas das questões 1 e 2 e as informações sobre a ação da questão 3, incluindo o link para um vídeo que deve ser disponibilizado no YouTube.

A ação deve ser filmada, o filme de no máximo 5 minutos deve ter em toda sua duração, como legenda, o nome do grupo e o texto DJE2019.

Em toda cena deve estar presente pelo menos um dos membros do grupo e o nome do membro deve ser relatado no texto entregue (na cena XXX, participou o membro XXXX).

Podem ser usadas câmeras digitais, celulares, webcam, etc. Os critérios de avaliação serão a capacidade de pesquisa, criatividade e capacidade de desenvolvimento.

Sobre o autor do desafio:

Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

Atualmente é rdidp da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de abastecimento, eficiência energética em abastecimento de água e controle otimizado de sistemas de abastecimento.

Destaques do desafio:
A equipe “Engenheiros do Açaí” marcou a melhor resposta nesse desafio