Instruções do desafio:

Contexto: O Engenheiro é o profissional que explora ciência, técnica e arte para construir soluções para diversos problemas, fazendo a aplicação de princípios matemáticos e da lógica.

A engenharia sempre procurou explorar as relações entre energia e movimento. Tanto para usar movimento para gerar energia quanto para usar energia para gerar movimento.

Ex: Sabe-se que, se girarmos uma bobina de fios entre os dois polos de um ímã, teremos uma geração de corrente elétrica alternada nos fios. De uma maneira simples, o segredo para se gerar corrente elétrica, acaba se resumindo na escolha daquilo que faz a bobina se mover.

Se o movimento vier de uma turbina girada pelo escoamento de água, teremos o princípio da hidrelétrica; se o movimento vier das pedaladas de um ciclista, teremos o dínamo (usado em algumas bikes para gerar luz) e assim por diante.

Problema proposto: Neste desafio, lhes convidamos a explorar o movimento e a controlá-lo de uma forma divertida e simples. O antigo programa Viva Pitágoras (da NHK) tem por tradição mostrar alguma montagem criativa que explora uma sequência de movimentos.

Desafio: Fazer uma montagem, que explore uma sequência de movimentos, com o mínimo de intervenção humana, explorando materiais simples, divulgando o nome do grupo e o Desafio Jovem Engenheiro.

Condições: O grupo deve filmar a montagem. Podem ser usadas câmeras digitais, celulares, webcam, etc. Para atestar a veracidade do filme, a montagem deve obrigatoriamente ter em toda a cena o logo do DJE e “DJE2019, nome da equipe escrito de forma legível.

O filme deve ser postado no YouTube e nos deve ser enviado o link.

Critérios de pontuação: criatividade, uso de materiais simples, exploração da sucessão de movimentos.

Observações: O desafio inteiro corresponderá de 0 a 10 pontos.

Os filmes podem ser preparados em qualquer formato digital, desde que “postáveis” no YouTube. Caso haja qualquer indício de que a imagem não tenha sido gerada pela equipe, a mesma será desclassificada do desafio.

Sobre o autor do desafio:

Marisa Masumi Beppu Possui graduação em Engenharia Química (1993), tendo sido a primeira colocada em desempenho acadêmico na sua turma; mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA).

Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009.

Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise (França, 2014). É professora titular da Universidade Estadual de Campinas.

Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica de macromoléculas, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos.

Destaques do desafio:
A equipe “União Calculênica” marcou a melhor resposta nesse desafio