Instruções do Desafio:
Contexto: O LIAG tem como missão integrar os estudos nas áreas de informática, aprendizagem e gestão de modo a buscar resultados superiores e diferenciados nas três áreas.
Assim, busca ser reconhecido como um laboratório com resultados acadêmicos relevantes e com fortes interações com a comunidade.
O LIAG é coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp.
O M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) é uma Universidade dos Estados Unidos, referência mundial em inovação e tecnologia.
O Media Lab é um laboratório reconhecido em todo o mundo por seus trabalhos associados a informática, mídia e educação. É reconhecido por desenvolver pesquisas que “ultrapassam limites e disciplinas, encorajando a mistura e a integração de áreas vistas como totalmente diversas” é pioneiro em áreas como computação vestível, interfaces tangíveis e computação afetiva.
Dentre os projetos criados pelo Media Lab pode-se destacar o Guitar Hero e o Scratch.
O Scratch foi criado em 2007 e é utilizado para estimular o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades para programação de maneira lúdica e dinâmica.
Seu uso independe de idade, sendo usado por crianças, jovens e adultos. Atualmente encontra-se disponível gratuitamente e pode ser utilizada no próprio site.
Uma das características principais do Scratch é o incentivo ao compartilhamento de informações. Assim, todos os projetos e códigos disponíveis no site podem ser visualizados, baixados e reutilizados para novos projetos.
A criatividade torna-se um elemento chave no desenvolvimento de jogos, histórias, animações e qualquer outro projeto que a imaginação lhes permita inventar, sem exigir conhecimentos específicos da área de informática!
Desafio Proposto:
1. Acessar o site do Scratch e criar um cadastro.
2. Acessar a opção “Criar e desenvolver” uma aplicação que tenha as seguintes características:
–Tenha 4 personagens que tenham os nomes dos membros do seu grupo;
–Seja visível em algum momento a frase “Desafio Jovem Engenheiro 2019”;
–Incentive jovens do ensino médio a desenvolver as habilidades do século XXI (discutidas no Desafio III da primeira fase);
sintam-se livres para usar as ferramentas do Scratch que quiserem e para criar a divulgação da forma que considerarem mais adequada.
3. Compartilhar a aplicação criada no site do Scratch.
Os critérios de avaliação serão criatividade, uso de recursos e qualidade da ação promocional (o quanto a aplicação motivará um jovem a conhecer e desenvolver essas habilidades).
Sobre o autor do desafio:
Este desafio foi proposto pelo professor Marcos Borges, em nome do LIAG, e corrigido por uma banca composta por ele, o empreendedor e doutorando do LIAG Gabriel Natucci e a Mestranda e profissional da área de educação em tecnologia Daiana Oliveira.
Destaques do desafio:
A equipe “The power girls”, que foi a grande campeã dessa edição do DJE, marcou a melhor resposta nesse desafio.
https://www.facebook.com/DesafioJovemEngenheiro/photos/a.738795336177805/2630208280369825/?type=3&theater