Desafio 1.2 DJE2020:

Este desafio é proposto pela Profa Marisa Beppu, do LEQUIP, Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (www.feq.unicamp.br/~beppu) da Unicamp.

Contexto: O LEQUIP explora processos naturais, ou seja, que imitam a natureza, para criar processos e produtos de alto valor agregado. A célebre frase de Galileu Galilei já dizia que “a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo”.

Os modelos matemáticos nem sempre são exatos, mas são ferramentas de extrema importância para auxiliar em uma tomada de decisão.

No estudo da dinâmica populacional, alguns modelos matemáticos podem ser desenvolvidos. A mesma coisa pode ser imaginada na pandemia e formas de contágio do COVID-19, ou outras viroses.

A partir do mapa (quadriculado) anexo, mostre: 1) uma sequência de imagens que ilustre uma situação possível, a cada dia e 2) o gráfico de contaminados (quadrados vermelhos) por dia, considerando os seguintes casos:

1. O contágio se dá de 1: 2, ou seja, cada pessoa contamina duas que estejam em contato, a cada dia (aleatoriamente); a contaminação é instantânea; as pessoas permanecem 5 dias contaminando e depois ficam 5 dias imunes, voltando depois a se contaminarem.
  2. Repita (a) na qual a taxa de contágio seja maior que 1:2 e compare;
  3. Comente a aplicabilidade desses modelos para comparar com situações reais da pandemia. Como o modelo poderia ser melhorado?

Dica: faça um diagrama por dia, inserindo em cada quadrado, o tempo na qual permanecem contaminadas ou imunes.

Os pontos deste desafio serão dados para respostas devidamente justificadas. O desafio inteiro corresponderá de 0 a 10 pontos.

A s respostas podem ser preparadas em .doc, .docx, .pdf ou imagem.

Anexo: cada quadrado é uma pessoa. Em branco são não contaminadas; em vermelho são contaminadas; em verdes são imunes.

Situação em t=1 dia

SOBRE A AUTORA:

PROFESSORA DOUTORA MARISA MASUMI BEPPU

Possui graduação em Engenharia Química (1993), mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA).

Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont).

Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009. Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise(França, 2014).

É professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica de macromoléculas, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos.

Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de biorrecursos, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR).

EQUIPES DESTAQUE NO DESAFIO:

• WHEY FAMILY
  • UNIÃO CALCULÊNICA