Desafio 1.3 DJE2020:

Desafio 1.3: Laboratório Ecoedu Ambiental

Este desafio é proposto pelo Laboratório de Extensão Comunitária Ecoedu Ambiental da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia Ambiental e áreas afins (Tecnologia de Saneamento e Controle Ambiental, entre outros).

Contexto: O Laboratório tem como missão despertar em crianças, jovens e adultos suas potencialidades, descobrindo-se sujeito histórico e crítico de sua realidade através da educação ambiental. Portanto, visa levar para além dos muros da Universidade a educação ambiental como ferramenta transformadora para o meio e para a sociedade. É um laboratório acadêmico voltado para o ensino, pesquisa e extensão. É coordenado pela Profa. Dra. bienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp (www.ft.unicamp.br, https://wordpress.ft.unicamp.br/ecoedu/).

O Ecoedu Ambiental se apresenta como um programa que valoriza o ser humano, que promove o autoconhecimento, a autoestima, o senso crítico e possibilita escolhas mais conscientes.

Desafio Proposto:

1. Qual a definição de Educação Ambiental (EA) que seu grupo conhece? A EA se apresenta de uma única forma?
  2. Como a Educação Ambiental é realizada no sistema de ensino brasileiro?
  3. Apresente pelo menos quatro atividades de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas em qualquer parte do Brasil nesse momento de pandemia.
  4. Realize ações (pelo menos duas) de forma on-line direcionada para alguma comunidade (pode ser escola, bairro, grupo de pessoas, entre outros), que através da Educação Ambiental, vocês possam proporcionar experiências capazes de gerar multiplicadores da preservação e respeito ao meio ambiente (pode ser em relação a água, o ar, o solo, entre outros). Explique como foram planejadas as ações, como elas aconteceram e apresente os recursos utilizados, as dificuldades encontradas e os resultados alcançados.

Os critérios de avaliação serão a capacidade de pesquisa, criatividade e capacidade de desenvolvimento.

A entrega deve ser feita através de um pdf, com o nome do grupo e dos seus membros, as respostas as 4 perguntas acima e um link para um vídeo de até 3 minutos disponibilizado no YouTube descrevendo as ações conduzidas.

SOBRE A AUTORA:

PROFESSORA DOUTORA LUBIENSKA CRISTINA LUCAS J. RIBEIRO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é rdidp da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de abastecimento, eficiência energética em abastecimento de água e controle otimizado de sistemas de abastecimento.

EQUIPES DESTAQUE NO DESAFIO:

• UNIÃO CALCULÊNICA

• OS INCRÍVEIS