Desafio Final DJE2020:

O Brasil é um país grande, o quinto maior em área do mundo, o sexto em população e o oitavo em PIB. Esses números podem levar a conclusões erradas sobre a realidade econômica e social do país.

Quando olhamos o PIB per capita, ou seja, a riqueza gerada por habitante, nossa posição no mundo é bem pior.

Per capita US$ 10 309[5] (62.º no mundo) (*)

O PIB per capita dos Estados Unidos, por exemplo, é quase 6 vezes maior

Per capita US$ 59 501[7] (6.º no mundo) (*)

Desta forma, se queremos ter um país com maior qualidade de vida, é importante todos entendermos que precisamos crescer, em muito, nosso PIB. Precisamos gerar seis vezes mais riquezas do que geramos hoje no total para que nosso povo tenha a qualidade de vida dos EUA e quatro vezes mais para equiparmos a riqueza dos grandes países da Europa (Alemanha, França, Inglaterra e do Japão) (*). E no contexto de 2020, não há como se imaginar uma forma de crescer nossa riqueza sem envolver inovação e tecnologia.

Além disso, no contexto da pandemia que vivemos em 2020, e suas consequências no emprego e renda, é ainda mais premente a necessidade de se fomentar o crescimento econômico no nosso país.

Conhecendo a realidade acima, nosso último desafio, desafia seu time a pensar como as engenharias e tecnologias podem ajudar na geração de riquezas que são essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população do Brasil. Identifique uma oportunidade de negócios que ainda não foi explorada na sua região que envolva no mínimo três áreas diferentes de engenharia e faça um documento de até 10 páginas, em pdf, explicando em detalhes porque é uma oportunidade interessante, analisando o mercado, o diferencial competitivo da sua região para estabelecer empresas nessa área e os resultados econômicos e sociais que o estabelecimento de negócios nessa área pode gerar. O documento deve conter o nome da equipe, de todos os seus membros e o link para um vídeo no Youtube de até 2 minutos, onde um membro do seu time deve apresentar uma “propaganda” para potenciais investidores e empreendedores investirem em negócios na sua região, gerando empregos, riquezas e melhorando a qualidade de vida da população.

Na filmagem deve aparecer, ao longo de toda sua duração, de forma bastante clara e legível, DJE 2020 e o nome do seu grupo (filmado, não colocado posteriormente na edição)

O projeto será avaliado com base nos seguintes critérios:

1. qualidade da escrita, deixando clara a proposta
  2. qualidade e criatividade do vídeo de propaganda gerado
  3. criatividade da proposta gerada
  4. clareza na explicitação do diferencial competitivo da região para o negócio proposto
  5. respeito a tudo que foi proposto no desafio

SOBRE O AUTOR:

PROFESSOR DOUTOR MARCOS AUGUSTO FRANCISCO BORGES

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011. Orientador do segundo melhor trabalho de conclusão de curso do CTD-IE do evento SBIE 2011 e do terceiro melhor trabalho de mestrado do CTD-IE do CBIE 2013. Atualmente é professor assistente e professor pleno no programa de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Na UNICAMP é coordenador do laboratório LIAG (laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão). Na universidade, atua principalmente nos seguintes temas: informática na educação e Lean (production, IT e Startup). É sócio-consultor na Auctus Qualidade e Gestão, Na área de consultoria e gestão, trabalha com Gerenciamento de Projetos, planejamento estratégico e programas de melhoria de processos.

EQUIPE DESTAQUE NO DESAFIO:

UNIÃO CALCULÊNICA – 1ª Colocada na Edição 2020 do Desafio Jovem Engenheiro.