REGULAMENTO 

  1. O Desafio Jovem Engenheiro (DJE) é um torneio idealizado para motivar alunos do Ensino Médio a se candidatarem para cursos na área de ciências exatas, especialmente engenharias. O DJE ocorre totalmente online e é composto por desafios relacionados a temas da engenharia. Os desafios estão distribuídos em etapas eliminatórias.
  2. As equipes podem contar com, no máximo, 4 (quatro) integrantes. A equipe pode ser composta por 3 (três) estudantes do ensino médio e um mentor. Ou pode conter 4 (quatro) estudantes do ensino médio, onde um dos integrantes é selecionado pela equipe para ser o líder. 

    1. O mentor será responsável por orientar o grupo nas atividades ao longo dos desafios. Dessa forma, ele não deve resolver os desafios, seu papel é de apenas facilitar a equipe na busca da solução. 

    2. O mentor pode ser um aluno de graduação de curso de engenharia ou nível superior nas áreas de ciências exatas, professor do nível médio ou do nível superior. 
      1. Somente o mentor pode exercer este cargo em mais de um grupo, os outros participantes devem estar associados a apenas um grupo. 

    3. Os demais integrantes da equipe devem ser alunos matriculados no ensino médio. 
      1. Não será permitida a participação de alunos formados ou que estejam matriculados em cursos superiores (mesmo que cursando cursos de nível médio, como técnico, concomitantemente), salvo como mentores. Se identificada essa situação, o grupo correspondente será eliminado do torneio.
  3. Para realizar a inscrição deverão ser informados os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, sexo e e-mail de todos os participantes das equipes, além do CPF do Líder/Mentor, a instituição de ensino da equipe, um telefone para contato e outras informações pertinentes aos organizadores do torneio. 

      1. Os nomes dos integrantes, assim como o nome da instituição de ensino, não devem ser abreviados durante o preenchimento do formulário de inscrição. 2.4.2. O contato entre os organizadores e a equipe durante o torneio será feito através dos e-mails fornecidos, portanto a equipe deve fornecer endereços de e-mail que são utilizados com frequência para não perder nenhuma informação durante o andamento do torneio. 

    1. Após a inscrição a equipe deverá aguardar um e-mail de confirmação da inscrição, que pode ser enviado em até 5 (cinco) dias após o preenchimento do formulário de inscrição.

  4. O torneio terá 3 (três) etapas eliminatórias, onde cada etapa possui uma quantidade diferente de desafios. 

    1. Cada desafio terá um prazo pré-determinado para resolução e entrega da solução. 
      1. Respostas entregues fora do prazo não serão válidas. 
    2. A primeira etapa contará com 3 (três) desafios diferentes e selecionará para a segunda fase as equipes que entregarem os três desafios e obtiverem média superior a uma nota que será definida antes do início do torneio pela comissão organizadora. 

    3. A segunda etapa contará com 2 (dois) desafios e classifica as 10 (dez) equipes que obtiverem a maior pontuação que seguirá um critério definido antes do início do torneio pela comissão organizadora. 
      1. Em caso de empate, será classificada para disputar a final a equipe que obtiver a maior nota na soma dos dois desafios da segunda fase. 

    4. A etapa final será composta por um único desafio, onde a equipe campeã do campeonato será aquela que obtiver a maior nota no desafio final.

  5. As equipes autorizam, desde já, a publicação dos nomes dos participantes em ações de divulgação deste torneio. 
    1. Antes, durante ou após o término do torneio, os organizadores poderão entrar em contato com as equipes participantes solicitando depoimentos e fotografias da equipe, assim como solicitar o preenchimento de questionários. Dessa forma as equipes terão de atender essas solicitações.
  6. O cronograma do torneio pode ser mudado a qualquer momento pela comissão organizadora do evento e as equipes serão notificadas quando estas ocorrerem.
  7. Quaisquer problemas não previstos pelas regras descritas acima serão resolvidos pela comissão organizadora do torneio.