Sobre a Autora: Daiana Mara de Oliveira – Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos Educacionais na Happy Code.

Profissional experiente com amplo histórico de atuação na área de Educação (mais de 15 anos) e Coordenação de Educação (mais de 9 anos). Hábil no uso e desenvolvimento de tecnologias para a Educação. Experiências no MIT – Media Lab através da Unicamp – LIAG. Atualmente trabalha com o desenvolvimento de materiais utilizados para ensinar habilidades do século XXI, baseados em empreendedorismo e design thinking, por meio do ensino de programação, robótica e maker utilizando, por exemplo, Micro: bit, Construct e LEGO® Education. Qualificada em inglês como Segunda Língua (ESL) e educação. Profissional graduanda em Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas. Apaixonada por música e artes.

Sobre a Happy Code:

A Happy Code é uma empresa voltada para o ensino de Programação, Maker e Robótica. Suas franquias se encontram no Brasil, Portugal, Espanha e África. Fundada em 2015, buscando suprir a necessidade de trazer para as crianças e adolescentes o ensino de ciência da computação, seu método de ensino, chamado LET – Lean Education Technology, é baseado no desenvolvimento de habilidades do século 21 e no modelo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math). Os cursos de programação, maker e robótica introduzem os alunos a um ambiente inovador. Por meio do aprendizado baseado em projetos, seu conteúdo estimula o trabalho de competências como raciocínio, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração.

O M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) é uma Universidade dos Estados Unidos, referência mundial em inovação e tecnologia. O Media Lab (media.mit.edu) é um laboratório reconhecido em todo o mundo por seus trabalhos associados à informática, mídia e educação. Desenvolve pesquisas que “ultrapassam limites e disciplinas, encorajando a mistura e a integração de áreas vistas como totalmente diversas”. É pioneiro em áreas como computação vestível, interfaces tangíveis e computação afetiva. Dentre os projetos criados pelo Media Lab pode-se destacar o Guitar Hero e o Scratch.

O Scratch (https://scratch.mit.edu/) foi criado em 2007 e é utilizado para estimular o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades de programação de maneira lúdica e dinâmica. Seu uso independe de idade, sejam crianças, jovens ou adultos. Atualmente encontra-se disponível, gratuitamente, a versão 3.0, que pode ser utilizada no próprio site.

O site apresenta-se em português. Uma das principais características do Scratch é o incentivo ao compartilhamento de informações. Assim, todos os projetos e códigos disponíveis no site podem ser visualizados, baixados e reutilizados em novos projetos. A criatividade torna-se um elemento chave no desenvolvimento de jogos, histórias, animações e qualquer outro projeto que a imaginação lhes permita inventar, sem exigir conhecimentos específicos na área de informática!

Contexto: Na atualidade, um dos problemas das grandes cidades é a alta quantidade de lixo produzido. Provocando dificuldade em destiná-los de modo ambientalmente correto. Por esse motivo é necessário encontrar formas inteligentes de reverter essa situação. Algumas cidades inteligentes desenvolvem práticas que melhoram o estilo de vida sustentável de seus moradores, com aplicação de uso de energia renovável e métodos eficientes para tratar a questão dos resíduos sólidos urbanos, gerando eficiência na coleta seletiva e assegurando o funcionamento do sistema de reciclagem com eficácia. A implantação de um sistema de coleta seletiva e reciclagem nas cidades trazem benefícios sociais e ambientais para todos, podemos citar alguns deles:

– Aumento da conscientização ambiental dos seus habitantes;

– Geração de emprego e renda para famílias carentes;

– Uma cidade mais limpa;

– Aumento da qualidade de vida da sua população;

– Diminuição do uso dos recursos naturais;

– Diminuição de proliferação de vetores e doenças;

– Diminuição da contaminação de alimentos;

– Diminuição dos gastos com limpeza urbana.

Desafio 1.2: Levando em consideração esses benefícios, o desafio consiste em desenvolver uma aplicação (um game, uma narrativa, etc.), por meio da ferramenta Scratch, que conscientize crianças sobre a importância da coleta seletiva.

Orientações:

1. Acesse o site do Scratch (https://scratch.mit.edu/) e crie um cadastro.
  2. Acesse a opção “criar”.
  3. A sua aplicação deve conscientizar crianças sobre a importância da coleta seletiva.
  4. Compartilhar a aplicação criada no site do Scratch.
  5. Enviar o link da aplicação compartilhada.

Sintam-se livres para usar as ferramentas do Scratch que quiserem e para criar a divulgação da forma que considerarem mais adequada.

Os critérios de avaliação serão: criatividade,  uso de recursos e eficácia da conscientização sobre o tema.

Enviar juntamente com os dados sua equipe o link da Aplicação compartilhada no Scratch, em formato PDF pelo Classroom até às 23h59min de 02/05/2021.

EQUIPES DESTAQUES NO DESAFIO:

IMAGENS DOS INTEGRANTES DA EQUIPE:

DESAFIO DA EQUIPE: