Sobre o Autor: Prof. Dr. Rangel Arthur

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Livre Docente (MS5.1) da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Durante os anos de 2011 a 2014 foi Coordenador e Coordenador Associado dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Engenharia de Telecomunicações da FT, que foi criado em sua gestão. De 2015 a 2016 foi Diretor Associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Desde 2016 é Assessor da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp. Na extensão, desde 2014 coordena o curso de Especialização em Mecatrônica da Unicamp. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, processamento digital de imagens e sistemas inteligentes. É membro da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira – SP, da Incubadora de Empresas da Unicamp e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.

Sobre o LPS – Laboratório de Processamento de Sinais

Este desafio é proposto pelo LPS – Laboratório de Processamento de Sinais da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia de Telecomunicações e áreas afins (Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, entre outros).

O LPS tem como missão realizar o processamento e fazer identificações de padrões de sinais digitais de forma a criar produtos que possam beneficiar a sociedade. É coordenado pelo Prof. Dr. Rangel Arthur e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp (www.ft.unicamp.br).

Contexto: O tema de Cidades Sustentáveis é um dos grandes objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o horizonte de 2030. De forma correlata, cidades inteligentes podem ser caracterizadas pelo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para prover uma melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, a um custo acessível e otimizando o uso dos recursos. Unindo os conceitos, temos as Cidades Sustentáveis e Inteligentes (CSIs), que podem ser instrumentos de grande importância para alcançar vários dos outros objetivos estabelecidos pela ONU nas áreas de saúde, educação, saneamento, preservação dos recursos e inclusão. As CSIs devem ser cidades que não mais tratem os seus cidadãos como apenas beneficiários de serviços ou mesmo como clientes, mas como cocriadores dos mecanismos para melhoria da qualidade de vida naquela comunidade.

As ferramentas importantes da atualidade para se implementar as CSIs usam tecnologias de sensores e de suas conexões em redes (Internet das Coisas – IoT); tecnologia de comunicação por rádio; robótica e aplicações civis de drones; logística de transportes; agregação e análise de dados; segurança no processamento e transmissão dos dados dos cidadãos e eficiência energética.

Desafio 2.1:

1. Listar as principais tecnologias que envolvem cidades inteligentes sustentáveis, citando as fontes de pesquisa;
  2. Proponha uma única solução inovadora aplicável em Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Expliquem, quais sensores poderiam ser usados. Como as informações poderiam ser analisadas e o ganho com a tecnologia proposta;
  3. Enviar o relatório com as respostas dos itens anteriores em formato PDF pelo Classroom.

Os critérios de avaliação serão criatividade, uso de recursos e qualidade da proposta (o quanto a aplicação divulga o desafio).

EQUIPES DESTAQUES NO DESAFIO:

IMAGENS DOS INTEGRANTES DA EQUIPE:

DESAFIO DA EQUIPE: