Sobre a Autora: Profa. Dra. Marisa Masumi Beppu

Possui graduação em Engenharia Química (1993), mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA).

Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp, deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009. Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise(França, 2014).

É professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica de macromoléculas, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos.

Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de biorrecursos, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR).Coordenou projetos relacionados a ensino (CNPq FORMA Engenharia) e ao desenvolvimento de outros programas de pós-graduação (PROCAD-CAPES). Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos desde 2002. Orientou pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e graduandos, além de alunos do ensino médio através do programa PICJr e CAF.

Foi chefe do Departamento de Termofluidodinâmica (2004-2006), diretora associada da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2010-2014) onde é diretora na gestão 2014-2018.

É Vice Presidente da SLABO (Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais, 2016-2018) e assessora de várias fundações nacionais e internacionais de fomento à pesquisa (NSERC, USDA, MINCyT, entre outras). É bolsista produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 (menções honrosas em 2014 e 2016) e professora homenageada/paraninfa dos formandos da Engenharia Química (2004 e 2007).

Desafio sobre o tema: Sustentabilidade

Contexto: O LEQUIP explora processos naturais, ou seja, que imitam a natureza, para criar processos e produtos de alto valor agregado. Lidar de forma racional com os recursos naturais faz parte do conceito de desenvolvimento sustentável, pauta atual global.

Na discussão do que é sustentabilidade, há muitas análises que se tornam enfraquecidas quando se aborda o assunto sob um único ponto de vista. O conceito de sustentabilidade é um problema multivariável e não pode ser analisado por um único aspecto.

Desafio 2.2:

Podemos citar como exemplo, a discussão simples dos mecanismos de secar as mãos: o que é mais sustentável? O uso de papel ou o uso de secadora elétrica?

1)  Faça um mapa mental(diagrama), que mostre a cadeia envolvida de impacto entre as duas opções. Desde a questão do consumo energético até materiais envolvidos.

2) Faça uma primeira abordagem quantitativa, dos recursos materiais e energéticos que cada uma das opções consome e sua eficácia no objetivo final.

3)  Faça uma análise qualitativa geral, discutindo essas opções dentro do contexto da realidade brasileira.

Quais experiências são possíveis citar no exterior e aqui no Brasil? Traga pelo menos um exemplo de cada.

Critério de avaliação: capacidade do grupo em mostrar que devemos sempre ter um olhar multivariado em qualquer análise de sustentabilidade.

Enviar juntamente com os dados de sua equipe, arquivo da pesquisa em formato PDF pelo Classroom.

EQUIPES DESTAQUES NO DESAFIO:

IMAGENS DOS INTEGRANTES DA EQUIPE:

DESAFIO DA EQUIPE: