Sobre o Autor: Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges
Marcos A. F. Borges possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011. Orientador do segundo melhor trabalho de conclusão de curso do CTD-IE do evento SBIE 2011 e do terceiro melhor trabalho de mestrado do CTD-IE do CBIE 2013. Atualmente é professor assistente e professor pleno no programa de pós-graduação em Tecnologia na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Seu foco de pesquisa é em ensino de programação, tecnologia e Pensamento Computacional.
Na UNICAMP é criador e coordenador do laboratório LIAG (Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão – https://liag.ft.unicamp.br/ ). O LIAG tem como missão integrar os estudos nas áreas de informática, aprendizagem e gestão de modo a buscar resultados superiores e diferenciados nas três áreas. Assim, busca ser reconhecido como um laboratório com resultados acadêmicos relevantes e com fortes interações com a comunidade (http://www.ft.unicamp.br/liag/).
Contexto:
O Brasil é um país pobre. Desde 1980, O país despencou do 50º para o 85º lugar no ranking global de PIB per capita. Nossa renda per-capita é mais de seis vezes menor que a dos Estados Unidos e mais de quatro vezes menor que a europeia. E a epidemia atual diminuiu ainda mais a riqueza, impactando fortemente na qualidade de vida da população. Em nova lista divulgada pela ONU, o Brasil caiu cinco posições e é 89º entre 189 nações pelo Índice de Desenvolvimento Humano.
Por outro lado, um resultado preocupante da epidemia é o aumento ainda mais forte da dívida pública, dada a queda drástica da economia associada com a necessidade de grandes investimentos públicos para minimizar os impactos sociais da pandemia.
Apesar do contexto bastante complexo, não podemos deixar de buscar formas de melhorar a renda e aumentar a qualidade de vida de nossa população. Mas não podemos partir da premissa que as ações nesse sentido serão totalmente conduzidas pela área pública, dadas as dificuldades geradas pela gigantesca dívida pública, que certamente vai limitar fortemente a capacidade de atuação do governo por várias décadas.
Conhecendo a realidade acima, o DJE desafia seu time a pensar como as engenharias e tecnologias podem ajudar na melhoria da qualidade de vida da população da sua comunidade (bairro, cidade ou região). Identifique uma oportunidade associada a melhoria da qualidade de vida, que tenha relação com o conceito de cidades inteligentes e que possa ser conduzida com base em ações de empresas privadas, sem dinheiro público envolvido.
Desafio Final:
Faça um documento de até 10 páginas, em PDF, explicando:
- Qual a oportunidade de melhoria que seu projeto está focando (ou seja, qual a questão associada à qualidade de vida precisa ser melhorada na sua comunidade);
- Qual a ferramenta/conceito/estratégia associado a Cidades Inteligentes será usada para buscar a melhoria do seu projeto;
- Como será possível motivar a atuação de empresas privadas na conquista dessas melhorias.
Gravar um vídeo de até 2 minutos e postar no Youtube, no qual um membro da equipe deve apresentar uma “propaganda” para incentivar potenciais empresas a atuarem nesse sentido na sua região. Na filmagem, deve aparecer, ao longo de toda sua duração, de forma bastante clara e legível, DJE 2021 e o nome da equipe (filmado, não colocado posteriormente na edição – veja exemplo no link: https://www.youtube.com/watch?v=TiSVShbp5dc).
O projeto será avaliado com base nos seguintes critérios:
- qualidade da escrita, deixando clara a proposta;
- qualidade e criatividade do vídeo de chamada postado;
- criatividade da proposta gerada;
- clareza na explicitação de como as empresas serão motivadas a participar e de como a ação delas poderá melhorar a qualidade de vida da sua região;
- respeito a tudo que foi proposto no desafio.
Enviar juntamente com os dados de sua equipe, arquivo da pesquisa em formato PDF e o link do vídeo postado no Youtube pelo Classroom.
EQUIPES DESTAQUES NO DESAFIO:
DESAFIO DA EQUIPE: