REGULAMENTO

1. O Desafio Jovem Engenheiro (DJE) é um torneio idealizado para motivar alunos do Ensino Médio a se candidatarem para cursos na área de ciências exatas, especialmente engenharias. O DJE ocorre totalmente online e é composto por desafios relacionados a temas da engenharia e exatas. Os desafios estão distribuídos em etapas eliminatórias.
  2. As equipes podem contar com, no máximo, 4 (quatro) integrantes. A equipe pode ser composta
    por 3 (três) estudantes do ensino médio e um mentor. Ou pode conter 4 (quatro) estudantes do
    ensino médio, onde um dos integrantes é selecionado pela equipe para ser o líder.

1. O mentor será responsável por orientar o grupo nas atividades ao longo dos desafios. Dessa forma, ele não deve resolver os desafios: sendo seu papel o de facilitar a equipe na busca da solução.

2. O mentor pode ser um aluno de graduação de curso de engenharia ou nível superior
      nas áreas de ciências exatas, professor do nível médio ou do nível superior.
      1. Somente um mentor pode participar de mais de um grupo: os outros participantes devem estar associados a apenas um grupo.

3. Os demais integrantes da equipe devem ser alunos matriculados no ensino médio.
      1. Não será permitida a participação de alunos formados ou que estejam matriculados em cursos superiores (mesmo que cursando cursos de nível médio, como técnico, concomitantemente), salvo como mentores. Se identificada essa situação, o grupo correspondente será eliminado do torneio.

3. Para realizar a inscrição deverão ser informados os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, gênero e e-mail de todos os participantes das equipes, além do CPF do Líder/Mentor, a instituição de ensino da equipe, um telefone para contato e outras informações pertinentes aos organizadores do torneio.

1. Os nomes dos integrantes, assim como o nome da instituição de ensino, não devem ser
      abreviados durante o preenchimento do formulário de inscrição. O contato entre os organizadores e a equipe durante o torneio será feito através dos e-mails fornecidos: portanto, a equipe deve fornecer endereços de e-mail que são utilizados com
      frequência para não perder nenhuma informação durante o andamento do torneio.

2. Após a inscrição, a equipe deverá aguardar um e-mail de confirmação da inscrição, que pode ser enviado em até 5 (cinco) dias após o preenchimento do formulário de inscrição.

4. O torneio terá 3 (três) etapas eliminatórias, cada uma com uma quantidade diferente de
    desafios.

1. As informações sobre a competição, a postagem dos desafios e a submissão das
      soluções pelos grupos acontecerá pela plataforma Google Classroom.
      1. Cada desafio terá um prazo pré-determinado para resolução e entrega da solução.

5. Respostas entregues fora do prazo não serão válidas.

1. A primeira etapa contará com 3 (três) desafios diferentes e selecionará para a segunda fase as equipes que entregarem os três desafios e obtiverem média superior a uma nota que será definida pela comissão organizadora.

2. A segunda etapa contará com 2 (dois) desafios e classificará as 10 (dez) equipes que tiverem respondido todos os cinco desafios e obtiverem a maior pontuação no conjunto deles. Em caso de empate, será classificada para disputar a final a equipe que obtiver a maior nota na soma dos dois desafios da segunda fase.

3. A etapa final será composta por um único desafio. A nota no desafio final será o critério para definição do ranking das equipes, incluindo campeã. Em caso de empate, serão usadas as notas dos desafios anteriores.

6. As equipes autorizam, desde já, a publicação dos nomes dos participantes em ações de
    divulgação deste torneio.

1. Antes, durante ou após o término do torneio, os organizadores poderão entrar em contato com as equipes participantes, solicitando depoimentos e fotografias da equipe, assim como solicitar o preenchimento de questionários. Dessa forma as equipes terão de atender essas solicitações.

7. O cronograma do torneio pode ser mudado a qualquer momento pela comissão organizadora
    do evento e as equipes serão notificadas quando estas ocorrerem.

8. Quaisquer problemas ou dúvidas não previstos pelas regras descritas acima serão resolvidos
    pela comissão organizadora do torneio.

Bônus para entrega dos desafios, conforme data de inscrição da equipe.

• As equipes que se inscreverem no desafio até o dia 31/12/2021, terão 1 dia a mais para
    realizar a entrega de todos os desafios.

• As equipes que se inscrevem no desafio de 01/01/2022 até o dia 31/01/2022, terão um
    dia a mais para realizar a entrega dos desafios da segunda fase.

• As equipes que se inscreverem no desafio de 01/02/2022 até o dia 28/02/2022, terão
    um dia a mais para fazer a entrega do desafio final.