Proposta do desafio 2.2:

Levando em consideração o ODS 4 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), trabalho decente e crescimento econômico, podemos citar o transporte como um dos principais fatores que impulsionam o crescimento econômico de uma região ou país. Sem um sistema de transporte eficiente e confiável, muitas empresas não poderiam operar ou competir em mercados distantes, o que limitaria seu potencial de crescimento. Além disso, o transporte público é de grande importância na nossa sociedade por diversas razões: permite acessibilidade, onde pessoas de diferentes grupos socioeconômicos possam ter acesso a serviços e oportunidades oferecidos por uma cidade, como emprego, educação, atendimento médico e cultura.

Contexto:

O transporte é o principal responsável pelos fluxos de bens, de forma eficaz e eficiente, desde um ponto fornecedor até os destinos pretendidos, por isso uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país. Por isso, constitui uma grande parcela dos custos logísticos dentro da maioria das empresas e possui participação significativa na formação do PIB das nações. Transporte não é só uma questão técnica, é também uma questão social e política, pois organiza o movimento de pessoas no espaço urbano e rural inseridas em uma sociedade complexa. Um bom sistema de transportes amplia as oportunidades para satisfazer às necessidades da sociedade.

O desafio 2.2:

1 - Questões referentes ao Desenvolvimento do Transporte Urbano
a) Realizem uma pesquisa sobre a relação entre transportes e urbanização. Como a evolução dos meios de transporte urbano influenciou o tamanho das cidades? A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), de 2012, visa contribuir visa contribuir para instituir as diretrizes e dotar os municípios de instrumentos para melhorar as condições de mobilidade nas cidades brasileiras. O Plano de Mobilidade Urbana (PMU), instrumento de efetivação da PNMU, é uma condição para receber recursos orçamentários federais destinados ao setor e é um documento obrigatório a municípios com mais de 20 mil habitantes.

b) Realizem um levantamento, junto à prefeitura da sua cidade (ou alguma cidade com mais de 20 mil habitantes mais próxima) do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), apresentando o planejamento e ações realizadas.
2 - Questão referente ao Transporte de Cargas e passageiros no Brasil
a) Com os dados disponibilizados pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) (https://www.cnt.org.br/) é possível ter acesso a informações sobre a infraestrutura existente, a, a frota de veículos, a oferta e a demanda de cargas e passageiros, entre outros. Realizem um levantamento dos principais dados que permitem identificar as mudanças ocorridas no setor ao longo do tempo. Demostrem por meio de ferramentas digitais (como gráfico, tabelas, fluxogramas, etc.) a evolução dos dados selecionados ao longo dos anos.
Os critérios de avaliação serão a capacidade de pesquisa, criatividade e capacidade de desenvolvimento.

As respostas devem ser enviadas até 21/05/2023 às 23:59h pelo Google Classroom em arquivo PDF – nomeado da seguinte forma:

Desafio 2.2 – Equipe XXXX. pdf

(ATENÇÃO: Somente o líder da equipe deverá fazer a postagem do Desafio).

Profa. Dra. Vivian Silveira dos Santos Bardini

SOBRE A AUTORA DO DESAFIO
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (2005), mestrado em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (2008) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (2013). Atualmente é professora Livre Docente (MS 5.1) da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, no curso de Engenharia de Transporte. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais alternativos em obras de pavimentação, misturas asfálticas, estudo de viabilidade ambiental da reutilização de resíduos em camadas de pavimento.