Proposta do desafio final:

Conhecendo a realidade do Brasil, apresentada no contexto abaixo, o DJE desafia seu time apensar como as engenharias e tecnologias podem ajudar no desenvolvimento econômico da sua comunidade (bairro, cidade ou região). Faça um levantamento de quais são as atividades que mais geram empregos formais de qualidade (trabalho decente com boa remuneração) na sua região? O que impede essas áreas de crescer e oferecer mais empregos? Que tipo de ação pode ser feita para incentivar esse crescimento pelo município ou por entidades presentes no município?

Contexto:

O Brasil é um pais pobre. Nossa renda per-capita é quase seis vezes menor que a dos Estados Unidos e mais de quatro vezes menor que a alema'. O Brasil é o 870 entre 191 nações pelo Índice de Desenvolvimento Humano?. Embora haja um arcabouço legal de proteção aos trabalhadores bastante abrangente, a CLT, mais da metade da População Economicamente Ativa não usufrui desses direitos, por não ter emprego formal. Para que mais pessoas consigam ter um trabalho decente, é essencial que haja crescimento econômico, de forma que novos postos formais de emprego sejam gerados.

O desafio final:

Faça um documento de até 10 páginas, em formato PDF, explicando:
1. Quais fontes e métricas foram usadas para escolher a atividade?

2. Quantos empregos formais a atividade atual gera na sua cidade ou região? (Qual a proporção com a população, população economicamente ativa e/ou com outros tipos de atividades).

3. Como será possível aumentar o número de empregos gerados por essa atividade? (Análise técnica, com base em referências disponíveis para consulta).

Vídeo
1. Um membro da equipe deve apresentar uma "propaganda" para incentivar potenciais empresas a atuarem nesse sentido na sua região, mostrando o diferencial competitivo que a região oferece; Video com no máximo 2 minutos de duração.

2. Um membro da sua equipe deve fazer um "discurso" técnico, sem nenhum viés político ou partidário, direcionado à classe política da sua cidade mostrando a importância de certas ações para incentivar o crescimento dessas atividades.; Vídeo com no máximo 2 minutos de duração.

3. Nas filmagens deve aparecer, ao longo de toda sua duração, de forma bastante clara e legível, DJE 2023 e o nome do seu grupo (filmado, não colocado posteriormente a edição). Veja exemplo no link seguir: https://youtu.be/Jc#xNAoWxmo

O projeto será avaliado com base nos seguintes critérios:
1. Qualidade da escrita, deixando clara a proposta
1.1. Clareza na explicitação de como foram identificadas: a atividade prioritária, a quantidade de empregos gerados e as propostas apresentadas para aumento dos empregos
1.2. Apresentação dos dados de forma clara e fácil de compreender 1.3. Explicitação clara e correta das fontes usadas para as informações

2. Qualidade e criatividade dos vídeos.

3. Respeito a tudo que foi proposto no desafio.
Enviar juntamente com os dados de sua equipe, documento da pesquisa em formato PDF, contendo os links dos vídeos publicados no Youtube, não esqueçam de deixar os vídeos como públicos, para que possam ser avaliados pela equipe julgadora. Entrega até às 23h59min de 06/06/2023, via Classroom.

Prof. Dr. Marcos Borges

SOBRE A AUTORA DO DESAFIO
Marcos Borges é presidente da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor na Unicamp e coordenador do LIAG. Ele possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011.
Orientador do segundo melhor trabalho de conclusão de curso do CTD-IE do evento SBIE 2011 e do terceiro melhor trabalho de mestrado do CTD-IE do CBIE 2013. Seu foco de pesquisa é em ensino de programação, tecnologia Pensamento Computacional.
Na UNICAMP é criador e coordenador do laboratório LIAG (Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão- https:/liag.ft.unicamp.br/). O LIAG tem como missão integrar os estudos nas áreas de informática, aprendizagem e gestão de modo a buscar resultados superiores e diferenciados nas três áreas. Assim, busca ser reconhecido como um laboratório com resultados acadêmicos relevantes e com fortes interações com a comunidade (http://www.ft.unicamp.br/liag/).