Sobre a Autora: Profa. A Dra. Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é rdidp da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de abastecimento, eficiência energética em abastecimento de água e controle otimizado de sistemas de abastecimento. Pertence ao grupo de pesquisa Monitoramento, Controle e Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água. Realiza pesquisa e extensão na área de Educação Ambiental. Coordena o Programa de Extensão desde 2006 e participa do Grupo de Pesquisa AQUAGEO AMBIENTE LEGAL: água, geodireito, geoética, geoparque, educação e legislação ambiental.

Laboratório de Hidráulica

Este desafio é proposto pelo Laboratório de Hidráulica da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia Ambiental, Construção Civil, Saneamento e áreas afins.

Contexto: O sistema de distribuição de água urbano (SDA) apresenta-se como um grande modelo de tomada de decisão complexa e de difícil operacionalidade. Garantir uma gestão eficiente é necessário para manter a qualidade e disponibilidade adequada da água nos centros urbanos.

Com o rápido crescimento populacional que exige fornecimento de água potável que atenda as demandas humanas, esta gestão eficaz tem se tornado um desafio. Ë necessário garantir decisões estratégicas e operacionais mais confiáveis, quanto mais eficientes for às operações maiores será a vida útil do sistema.

Por ocupar uma posição crítica e estratégica na preservação da saúde pública e do crescimento das cidades, o sistema de abastecimento de água é considerado vulnerável à contaminação natural ou maliciosa devido à sua geografia distribuída, múltiplos pontos de acesso, infraestrutura envelhecida e aumento do risco de terrorismo.

Portanto, com os riscos de contaminação eminentes, sistemas inteligentes de distribuição de água que integram tecnologias de dados, computação, controle e comunicação, têm sido desenvolvidos e aprimorados a fim de melhorar o desempenho e resiliência do sistema, bem como garantir a segurança do fornecimento de água que esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos por normas.

Desafio 1.3: Desenvolver uma pesquisa respondendo as questões abaixo:

1. O que é um Sistema de abastecimento de água? O que é uma rede de abastecimento de água? Defina cada um deles e insira imagens que possam representá-los.
  2. Os sistemas de abastecimento de água podem fazer parte das Smart Cities(Cidades inteligentes)? De que forma isso poderia acontecer? A Inteligência artificial é usada de que forma para esses sistemas? Quais experiências são possíveis citar no exterior e aqui no Brasil? Traga pelo menos um exemplo de cada.
  3. Vocês sabiam que nos Estados Unidos eles possuem um protocolo para caso de ataque terrorista em sistemas de abastecimento de água? Quem desenvolveu esse protocolo? E aqui no Brasil será que temos esse tipo de protocolo? A missão do grupo é descobrir, em pesquisas na internet, se no Brasil já aconteceu algum ataque (ou contaminação, intencional ou não) químico ou biológico em sistemas de abastecimento de água.

Critério de avaliação: capacidade de pesquisa.

Enviar juntamente com os dados sua equipe, arquivo da pesquisa em formato PDF pelo Classroom até às 23h59min de 09/05/2021.

EQUIPES DESTAQUES NO DESAFIO:

IMAGENS DOS INTEGRANTES DA EQUIPE:

DESAFIO DA EQUIPE: