17. Gerenciamento do Cronograma

17. Gerenciamento do Cronograma

 

Gerenciamento do Cronograma do Projeto

 

  • Planejar o Gerenciamento do Cronograma – O processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

  • Definir as Atividades – O processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. Sequenciar as Atividades – O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.

  • Estimar as Durações das Atividades – O processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades individuais com os recursos estimados.

  • Desenvolver o Cronograma – O processo de análise de sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar o modelo de cronograma do projeto para execução, monitoramento e controle do mesmo.

  • Controlar o Cronograma – O processo de monitorar o status do projeto para atualizar o cronograma do projeto e gerenciar mudanças na linha de base do mesmo.

 

Planejar o gerenciamento do cronograma

Planejar o Gerenciamento do Cronograma é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

O principal benefício deste processo é fornecer orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.

 

Definir as atividades

Definir as Atividades é o processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

O principal benefício deste processo é a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.

 

Sequenciar as atividades

Sequenciar as Atividades é o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.

O principal benefício deste processo é definir a sequência lógica do trabalho a fim de obter o mais alto nível de eficiência em face de todas as restrições do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.

Todas as atividades, com exceção da primeira e da última, devem ser conectadas a pelo menos uma atividade predecessora e uma atividade sucessora com um relacionamento lógico apropriado. Os relacionamentos lógicos devem ser definidos para criar um cronograma realista de projeto.

 

Estimar a duração das atividades

Estimar as Durações das Atividades é o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades individuais com os recursos estimados.

O principal benefício deste processo é fornecer a quantidade de tempo necessária para concluir cada atividade. Este processo é realizado ao longo do projeto.

As entradas para as estimativas de duração se originam da pessoa ou do grupo da equipe do projeto que está mais familiarizado com a natureza do trabalho na atividade específica. A estimativa da duração é elaborada progressivamente, e o processo considera a qualidade e a disponibilidade dos dados de entrada.

 

Desenvolver o cronograma

Desenvolver o Cronograma é o processo de analisar sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar o modelo de cronograma, contendo datas planejadas para a conclusão das atividades do projeto, para execução, monitoramento e controle do projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.

O desenvolvimento de um cronograma aceitável do projeto é um processo iterativo. O modelo de cronograma é usado para definir as datas planejadas de início e fim das atividades e marcos do projeto com base nas melhores informações disponíveis. O desenvolvimento do cronograma pode requerer a análise e revisão das estimativas de duração, de estimativas de recursos e reservas de duração e pode servir como linha de base para acompanhar o seu progresso.

 

Controlar o cronograma

Controlar o Cronograma é o processo de monitorar o status do projeto para atualizar o cronograma do projeto e gerenciar mudanças na linha de base do mesmo. O principal benefício deste processo é que a linha de base do cronograma é mantida ao longo de todo o projeto.

A atualização no modelo do cronograma requer o conhecimento do desempenho real até a data presente. Atualizações regulares de status e de marcos de fornecedores são um meio de garantir que o trabalho está progredindo conforme acordado e assegurar que o cronograma está sob controle.

 

Download do PDF: GP-15a18.pdf
Página Anterior: 16. Gerenciamento do Escopo
Próxima Página: 18. Gerenciamento de Custos