Gestão de Projetos – Grupo de processos de execução

Grupo de processos de execução

    1. Trabalho definido no plano de gestão do projeto para atender aos requisitos e escopo do projeto
    2. Time determina quais processos são necessários para o projeto
    3. Inclui, de acordo com o plano de gestão do projeto
      1. Coordenar pessoas e recursos
      2. Integrar e executar as atividades
    4. Implementa mudanças aprovadas
      1. Variações normais causam alguns replanejamentos
        1. Prazos, produtividade e disponibilidade de recursos, identificação de novos riscos
      2. Análise das variações precisa ser feita
        1. Pode levar a mudança no plano de gestão do projeto
        2. Precisa ser aprovado previamente e gerar nova baseline
    5. A maior parte do gasto do projeto está nestes processos 40
  1. Dirigir e gerenciar execução do projeto
    1. De acordo com o plano de gestão do projeto:
      1. Dirigir as várias interfaces técnicas e organizacionais
      2. Produzir os entregáveis (deliverables)
      3. Coletar informações sobre o andamento do projeto 41
  2. Desenvolver garantia de qualidade
    1. Aplicar as atividades de qualidade sistemáticas planejadas para garantir que projeto aplica os processos adequados para atingir resultados 42
  3. Contratar time do projeto 43
  4. Preparar time do projeto
    1. Melhorar competências e interação dos membros do time para aumentar desempenho do projeto 44
  5. Gerenciar time do projeto
    1. Acompanhar o desempenho dos membros do time, dando feedback, resolvendo problemas e coordenando as mudanças para melhorar o desempenho do projeto. 45
  6. Gerenciar as comunicações
    1. Tornar a informação disponível para os envolvidos no projeto no momento adequado
      1. Entradas
        1. Plano de gerenciamento das comunicações
        2. Relatórios de desempenho do trabalho
        3. Fatores ambientais da empresa
        4. Ativos de processos organizacionais
      2. Saídas
        1. Comunicações do projeto
        2. Atualizações do Plano de gerenciamento do projeto
        3. Atualizações dos documentos do projeto
        4. Atualizações dos Ativos de processos organizacionais
  7. Gerenciar as comunicações – Repositório único
    1. Deixe disponível e acessível o máximo possível de informação
      1. Crie um repositório único para o projeto, acessível por todo o time, onde toda a documentação será armazenada
        1. Diretório de rede
        2. Página na Intranet
        3. Pasta com documentos impressos
  8. Gerenciar as comunicações – Reuniões
    1. O processo Controlar as comunicações requer a discussão e o diálogo com a equipe do projeto para determinar a maneira mais apropriada de atualizar e comunicar o desempenho e responder às solicitações de informações das partes interessadas. Essas discussões e diálogos são geralmente facilitados através de reuniões, que podem ser conduzidas presencialmente ou online e em vários locais, tais como no local do projeto ou no local do cliente. As reuniões de projeto também incluem discussões e o diálogo com fornecedores e vendedores, e outras partes interessadas.
    2. Atas devem ser redigidas o mais cedo possível
      1. Durante as reuniões sempre que possível, sendo validadas pelos envolvidos imediatamente
      2. Logo após a reunião, sendo que deve-se indicar no envio que se não for solicitada alteração, ela será considerada aprovada em um certo prazo
      3. Assim que aprovadas, devem ser agregadas ao repositório do projeto
  9. Conduzir aquisições
    1. Obter informações, cotações, consultas, ofertas e propostas 46
  10. Selecionar fornecedores
    1. Rever ofertas, selecionando os potenciais fornecedores e negociando um contrato escrito 47
  11. Gerenciar o engajamento dos stakeholders
    1. É o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender suas necessidades/expectativas, solucionar questões à medida que ocorrem, e promovem o engajamento das partes interessadas adequadas nas atividades do projeto ao longo do ciclo de vida do projeto.
      1. Gerenciar expectativas, influência e engajamento das partes interessadas durante todo o projeto;
      2. Fazer interação e comunicação;
      3. Este processo inicia quando já tem partes interessadas para trabalhar;
    2. A intenção é aumentar as chances de aceitação das entregas, evitar que certas questões fiquem pendentes, ajuda as partes interessadas a entender os benefícios e, portanto, a apoiar o projeto, ajudá-las a entender os riscos do projeto, ajuda a influenciar as expectativas das partes interessadas, e encoraja as partes interessadas a participar ativamente no projeto.
      1. Entradas
        1. Plano de gerenciamento das partes interessadas
        2. Plano de gerenciamento das comunicações
        3. Registro das mudanças
        4. Ativos de processos organizacionais
      2. Saídas
        1. Registro das questões
        2. Solicitações de mudança
        3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
        4. Atualizações dos ativos de processos organizacionais
        5. Atualizações dos documentos do projeto

Página anterior: Grupo de Processos de Planejamento

Próxima página: Grupo de Processos de Monitoramento e Controle