Planejamento Estratégico

-Missão

Qual a missão da empresa? Para o que a empresa existe?

Exemplo bandejão: Alimentar a comunidade da FT com baixo custo e de forma saudável.

-Visão

Onde a empresa quer chegar? (Meta) Deve conter uma data alvo (ou, no exemplo abaixo, sempre)

Exemplo bandejão:

– Ser sempre reconhecido pela comunidade como a melhor forma de se alimentar.

– Ser a opção mais barata da comunidade fazer uma refeição saudável e balanceada a partir de jan/2016.

-Princípios

O que a empresa não abre mão

Exemplo bandejão: Comida que não faz mal.

-Valores

Não é algo tão fundamental como os princípios. Valoriza caso a empresa tenha

Exemplo bandejão: Comida ser gostosa

-SWOT ou FOFA

Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats

Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

 

Ajuda (+)

Atrapalha (-)

Interno

S

W

Externo

O

T

Exemplo: jovens que acabaram de se formar na Unicamp:

S – boa formação;

W – falta de experiência;

O – Mercado aquecido;

T – Crise no exterior; 

Metas

Há uma visão corporativa, de alto nível, apresentada na missão e visão, e sob controle da alta direção.

E existe o planejamento para o próximo ano, definindo metas específicas que irão ajudar a empresa a buscar sua meta de longo prazo.

KPI – Key Proccess Indicator

            É uma métrica, um indicador chave da empresa, que é calculada de forma clara, sem dubiedades, e acompanhada por toda a empresa. 

BSC – Balance Scorecard

Integração e balanceamento dos principais indicadores de desempenho. É uma estratégia para conseguir equilibrar KPIs com vários focos distintos. Para cada KPI, deve ser definida uma meta macro que a empresa deve alcançar no próximo ano.

Pilares:

  • Financeira: dinheiro, a empresa existe para ganhar dinheiro, faturamento, lucro EBITDA;
  • Clientes: nível de satisfação, tomar medidas associadas ao cliente;
  • Processos internos: Será que a empresa está eficiente? Custos bons? Defeitos? Custo da administração é alto?
  • Aprendizagem/Crescimento: Itens que precisam ser melhorados como: Capacitação dos funcionários, pesquisa de novos produtos, capacidade de crescer no futuro.

Desdobramento

  • Definição de metas
  • Mostra cockpit: Painel geral de avião, visualmente fácil de observar e de entender. Metáfora usada para ferramenta de gestão em empresas

Reuniões de acompanhamento

Normalmente mensal

Mostra cockpit

Ação para KPI em vermelho (fora da meta associada)

Empowerment

Gestão por objetivos

Exercício. Você está abrindo uma empresa responsável por organizar festas na casa de estudantes.

  1. Defina sua missão, visão, princípios e valores
  2. Faça uma análise swot (justifique sua análise).
  3. Defina um KPI para cada pilar do BSC.
  4. Defina estratégias para os 4Ps.

1.      Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints)

Baseada no livro A Meta, de Goldratt.

  1. Gargalo: ponto da fábrica com menor capacidade de fluxo. Uma hora perdida no gargalo é uma hora perdida na linha. Uma hora ganha em um não-gargalo é uma ilusão. O gargalo deve definir o ritmo da fábrica
    1. Interno: restrição interna
    2. Externo: restrição do mercado
  2. Pulmão: estoques
    1. Recurso: mantém o gargalo funcionando
    2. Mercado: atende variações de demanda
    3. Montagem: não deixa produto fabricado no gargalo parado
  3. Corda: mantém a fábrica trabalhando no ritmo do gargalo
  4. Custeio: uma máquina parada não é perda, uma máquina funcionando sem necessidade é desperdício.