REGRAS BÁSICAS DE APRESENTAÇÃ

Apresentação:

O default é mandar para uma banca de avaliação (TCC, MSc, PhD) o texto escrito/impresso. Só não envie se o membro da banca explicitamente disser que não será necessário.

Respeite o limite de tempo previsto (regra de ouro é 1 objeto/minuto – objeto é um slide, se for simples, ou uma tabela/figura/gráfico em um slide).

Se evento não prevê, reserve parte do tempo para perguntas.

Como normalmente o tempo é curto, use a apresentação para despertar a vontade na audiência de ler o texto e entender detalhes. Evite detalhes desnecessários: busque falar o que é mais importante dentro do tempo disponível.

Cuidado com cores: elas mudam nos projetores. Use cores sóbrias e que não cansem.

Use letras grandes: a audiência precisa ler com facilidade.

Conteúdo:

Página 1: Título, autores e filiação.
Página 2: Roteiro da apresentação (se possível, volte a ela a cada tópico).
Última página: Perguntas? (inclua seu contato).
Não inclua referências (salvo se muitíssimo importante, autor que definiu a área).
Apresentar é diferente de escrever: nem sempre a ordem pode ser a mesma do texto.
Pode colocar coisas “engraçadinhas”, mas nunca grosseiras (palavrões) ou que levem a um entendimento de crítica a outras linhas de trabalho.

O foco da audiência deve ser o apresentador, não a apresentação:

Slides são tópicos para o apresentador lembrar o que precisa falar, não para audiência ler.
Mostre se possível apenas o tópico que está comentando.
Evite animações e sons.
Evite necessidade de se clicar muito.
Evite coisas muito automáticas.
Evite tabelas com muitos dados: prefira gráficos.

Ensaie antes:

Fale – não apenas pense.
Use as ferramentas automáticas para verificar se tempo é respeitado.
Chame amigo/parente/namorada(o) para assistir
Cuidado com as muletas (éeéé, hummm, aammmm) e os vícios de linguagem (gerundismo, “tipo”, etc.).

Para a apresentação:

Leve sempre várias cópias da apresentação em várias mídias e formatos de arquivo diferentes (ppt, pdf, html, etc.) em pendrive, deixe na nuvem também, minimize o risco.
Leve um relógio com fácil leitura (ou programe o celular para ficar com hora).
Leve um apontador laser se disponível.
Vista-se de acordo com a audiência.
Vá à sala antes e verifique se tudo está funcionando.
Não fale sempre no mesmo tom. Fale claramente, em volume adequado e reforce a voz nos pontos mais importantes.
Se for tímido, evite olhar diretamente para as pessoas mas olhe em direção à plateia.
Se for em língua que não domina, prepare um texto escrito antes e tente decorar. Se necessário, leve a cola e leia (é horrível, mas as vezes é necessário e é melhor que “travar” lá).
Se estiver muito nervoso, não fique com nada nas mãos.

Durante as perguntas:

Se sua apresentação teve perguntas é porque chamou a atenção do público: isso é ótimo!.
Escute toda a pergunta primeiro. Se forem várias juntas, anote para não esquecer e responda todas.
Não seja reativo. Responda calma e assertivamente.
Não “se defenda”. Se alguma crítica parecer justa, aceite e diga que vai avaliá-la posteriormente com mais calma.
Se não souber responder alguma questão, seja honesto e indique que vai buscar mais respostas posteriormente.

Após as perguntas:

Normalmente é o melhor momento para contatos interessantes. Mantenha-se disponível e sempre procure trocar e-mails com pessoas que trabalham com coisas similares/complementares.

Outras dicas gerais:

Participe o máximo possível do evento: principalmente se for verba pública.
Assistindo outras apresentações, se tiver uma pergunta consistente, faça. Mas não faça perguntas sem realmente ter uma dúvida e, jamais, faça perguntas como pretexto para falar do seu projeto: isso é muito deselegante!
Aproveite para fazer contatos e trocar experiências.
Respeite o dinheiro público.

Veja no link abaixo uma meta-apresentação explicando o que foi indicado acima.

Dicas para Apresentações