Desafio 2.2 DJE2020:

LIAG – Informática e Aprendizagem-Scratch

Este desafio é proposto pelo prof. Marcos Borges, coordenador do DJE e do Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia de Computação e áreas afins (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informática, entre outros).

Contexto: O LIAG tem como missão integrar os estudos nas áreas de informática, aprendizagem e gestão de modo a buscar resultados superiores e diferenciados nas três áreas. Assim, busca ser reconhecido como um laboratório com resultados acadêmicos relevantes e com fortes interações com a comunidade (https://www.ft.unicamp.br/liag/). É coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp (www.ft.unicamp.br).

O ACT (Aprendizado, Criatividade e Tecnologia) é um projeto do LIAG focado em apoiar a disseminação de ações de “Computação Criativa” e “Pensamento Computacional” no Brasil. A página https://liag.ft.unicamp.br/act/ apresenta o projeto. O ACT busca ser apoiar, preparar e integrar educadores e interessados na educação que queiram desenvolver ações de “Computação Criativa” com crianças e jovens. Também busca multiplicar as ações que ocorrem nesse sentido em todo o Brasil.

O Scratch (https://scratch.mit.edu/) foi criado em 2007 e é utilizado para estimular o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades para programação de maneira lúdica e dinâmica. Seu uso independe de idade, sendo usado por crianças, jovens e adultos. O site apresenta-se em português. Uma das características principais do Scratch é o incentivo ao compartilhamento de informações. Assim, todos os projetos e códigos disponíveis no site podem ser visualizados, baixados e reutilizados para novos projetos. A criatividade torna-se um elemento chave no desenvolvimento de jogos, histórias, animações e qualquer outro projeto que a imaginação lhes permita inventar, sem exigir conhecimentos específicos da área de informática!

Desafio Proposto:

1. Acessar o site do Scratch (https://scratch.mit.edu/) e criar um cadastro
  2. Acessar a opção Criar e desenvolver uma aplicação que tenha como motivação ser uma ferramenta que divulgue o projeto ACT. Sintam-se livres para usar as ferramentas do Scratch que quiserem e para criar a divulgação da forma que considerarem mais adequada.
  3. Compartilhar a aplicação criada no site do Scratch.
  4. Enviar o link da aplicação compartilhada, no correio interno do TelEduc para os FORMADORES.

Os critérios de avaliação serão criatividade, uso de recursos e qualidade da ação promocional (o potencial que os avaliadores percebem na ferramenta em atrair interessados para o ACT).

SOBRE O AUTOR:

PROFESSOR DOUTOR MARCOS AUGUSTO FRANCISCO BORGES

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011. Orientador do segundo melhor trabalho de conclusão de curso do CTD-IE do evento SBIE 2011 e do terceiro melhor trabalho de mestrado do CTD-IE do CBIE 2013. Atualmente é professor assistente e professor pleno no programa de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Na UNICAMP é coordenador do laboratório LIAG (laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão). Na universidade, atua principalmente nos seguintes temas: informática na educação e Lean (production, IT e Startup). É sócio-consultor na Auctus Qualidade e Gestão, Na área de consultoria e gestão, trabalha com Gerenciamento de Projetos, planejamento estratégico e programas de melhoria de processos.

EQUIPE DESTAQUE NO DESAFIO:

• UNIÃO CALCULÊNICA