Proposta do desafio 1.1:

ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" da ONU (Organização das Nações Unidas).
Tópico 8: Trabalho decente e crescimento econômico

Contexto:

O trabalho é muito importante para o desenvolvimento sustentável de um país. No entanto, o trabalho precisa ser decente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, um trabalho decente é aquele que é "adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”. O trabalho decente é, portanto, fundamental para a superação da pobreza e a redução das desigualdades sociais. Para se garantir um trabalho decente, é preciso que se tenha igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres a fim de que as pessoas mais vulneráveis possam ter condições dignas de trabalho e possam contribuir para o crescimento econômico da sociedade como um todo.
Uma forma de ampliar o trabalho decente é por meio do desenvolvimento de atividades produtivas, empreendedorismo, criatividade e inovação, e por meio do crescimento das micro e pequenas empresas.

O desafio 1.1:

1) Na comunidade próxima a sua escola, identifique micro ou pequenas empresas que movimentam a economia local e seus respectivos produtos gerados. Por exemplo, pode haver próximo a sua escola, micro empresas que oferecem serviços de manicure, ou que produzam doces caseiros, ou oficina de automóveis.

2) Elabore um plano de ações que possam melhorar as condições de trabalho e a produtividade da empresa, principalmente para promover um trabalho que garanta igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres. Esse plano pode conter desde sugestões de melhorias para o local da empresa (fachada, organização da recepção (se houver), etc) como para o processo de gestão. O plano também pode sugerir o uso de tecnologias digitais para otimizar o dia-a-dia da empresa e do trabalho dos seus funcionários.
É importante que o plano seja o mais completo e detalhado possível, a fim de que possa ser oferecido para a(s) empresa(s) escolhida(s) e ser efetivamente implementado.

O grupo deve entregar o documento contendo o plano de ações detalhado. Não se esqueçam de colocar no plano, os dados de sua equipe.

Salve e entregue o relatório em formato PDF.

As respostas devem ser enviadas até 16/04/2023 as 23:59h pelo Google Classroom, nomeado da seguinte forma:

Desafio 1.1 – Equipe XXXX. pdf
(ATENÇÃO: Somente o líder da equipe deverá fazer a postagem do Desafio).

PROF°. DR°. VITOR RAFAEL COLUCI

SOBRE O AUTOR DO DESAFIO
Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharel Em (1998) e Licenciatura (1999)), possui mestrado (2000), doutorado (2004) e livre docência (2014) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou parte do seu doutorado na University of Texas at Dallas (2003-2004). Atualmente desenvolve pesquisas principalmente na área de nanociência e nanotecnologia envolvendo nanoestruturas de carbono. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Computacional. Possui interesse na área de física computacional, na parte de desenvolvimento de algoritmos para simulações computacionais. Possui interesse também em Ensino de Física, no desenvolvimento de montagens e demonstrações para facilitar a aprendizagem. Atua como professor associado da Faculdade de Tecnologia da Universidade
Estadual de Campinas em Limeira – SP.