Proposta do desafio 1.2:

A temática está associada à Engenharia de Computação e áreas afins (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informática, entre outros).

Contexto:

Quais são as perspectivas para o mercado de trabalho frente às tecnologias de inteligência artificial?

Em uma avaliação pessimista, poderíamos pensar na possibilidade de que as máquinas poderiam substituir os seres humanos, causando desemprego profundo. Mas, a história nos revela que não foi isso que ocorreu durante o processo da Primeira Revolução Industrial. Assim, preferimos a tese de que novas habilidades serão requeridas dos “trabalhadores do século XXI”, tais como: pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e habilidades interpessoais.
Assim, elencamos este desafio ao ODS-8, um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU que propõe, em linhas gerais: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”. Acesse maiores informações no link a seguir:

O desafio 1.2:

Diante desse cenário o seu desafio será criar um aplicativo original para celular, cujo objetivo é ajudar as pessoas a se capacitarem para o mercado de trabalho, seja para conquista do primeiro emprego ou para requalificação profissional.
Assim, sugerimos a você alguns possíveis temas, que também podem ser outros, de acordo com a sua visão e criatividade.

• Trabalho inclusivo – para pessoas portadoras de necessidades especiais (física ou mental).
  • Desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho do século XXI.
  • Inserção e ocupação de vagas no mercado de trabalho.
  • Dicas para conquistar o primeiro emprego.

Ferramenta: Os aplicativos devem ser desenvolvidos utilizando uma ferramenta simples e intuitiva, o Glideapps, que permite a utilização de uma ampla gama de recursos, sem a necessidade da aplicação de conceitos de programação, isto é, com foco em Design e na experiência do usuário.
Esta ferramenta é totalmente online e não precisa ser instalada no seu computador. Você deverá apenas que criar o seu cadastro para utilizá-la na sua versão gratuita.
Para criar o seu cadastro e ter acesso a exemplos e tutoriais de como utilizá-la, acesse: https://www.glideapps.com/ e, no canto superior direito da tela, clique no botão Sign Up.

Veja o exemplo de um aplicativo utilizando o Glideapps, criado pelos nossos alunos:

Como entregar o seu projeto:

Depois de se certificar que o seu projeto foi devidamente testado e está pronto, siga esses passos:

Passo 1: No canto superior direito da janela do Glideapps, clique no botão Publish (Publicar).

Passo 2: Na próxima janela, clique no botão Publish novamente.

Passo 3: Na janela de compartilhamento, clique no botão ‘Copy app link’ (Copiar o link do aplicativo).

Passo 4: Cole o link copiado em um arquivo do Word

Passo 5: Para salvar o arquivo no formato PDF, clique no menu Arquivo

Passo 6: Clique em Salvar como e na pasta Procurar.

Passo 7: (1) Escolha uma pasta para salvar o seu arquivo; (2) digite o nome do seu projeto, (3) clique no tipo e mude para PDF, (4) Clique no botão Salvar.

Entrega do projeto:
O líder da equipe deverá entregar o link do seu projeto em um arquivo PDF, pela plataforma do Google Classroom até 23/04/2023 às 23:59h, renomeando o arquivo da seguinte forma:

Desafio 1.2 – Equipe XXXX. pdf

(ATENÇÃO: Somente o líder da equipe deverá fazer a postagem do Desafio)

Critérios de avaliação:

1. Originalidade – não existe nenhum app semelhante ao seu no mercado.
2. Criatividade – uso da maior parte de recursos possível do Glideapps para criar layouts de telas que despertem a atenção do usuário e o motive a continuar utilizando o app.
3. Relevância – o seu app deverá se propõe a resolver um problema específico e real.
4. Aderência – seu app está alinhado com os temas apresentados anteriormente.

SOBRE O GRUPO HAPPY:

O Grupo Happy é uma empresa voltada para o ensino de Tecnologia, oratória e educação financeira. Suas franquias se encontram no Brasil, Portugal e Espanha. Ela foi fundada em 2015, buscando suprir a necessidade de trazer para as crianças e adolescentes o ensino de ciência da computação. Seu método de ensino, chamado LET – Lean Education Technology, é baseado no desenvolvimento de habilidades do século 21 e no modelo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math). O currículo introduz os alunos em um ambiente inovador. Por meio do aprendizado baseado em projetos, seu conteúdo estimula o trabalho de competências como raciocínio, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração.

PROF°. OSWALDO M. C. PATRÃO

SOBRE O AUTOR:

Oswaldo M. C. Patrão é pesquisador em tecnologias inovadoras para a Educação, atuando na área a mais de 25 anos. Com formação em Ciência da Computação e Pedagogia, atua na área de Tecnologia Educacional junto a escolas, atendendo professores a alunos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio. Atualmente, faz parte da equipe de desenvolvimento de produtos do Grupo Happy, na criação de materiais para o ensino de tecnologia para alunos de 5 a 18 anos.