Proposta do desafio 1.3:
Laboratório Ecoedu Ambiental

Este desafio é proposto pelo Laboratório de Extensão Comunitária Ecoedu Ambiental da UNICAMP. A temática está associada à Engenharia Ambiental e áreas afins (Tecnologia de Saneamento e Controle Ambiental, entre outros).

Contexto:

O Laboratório tem como missão despertar em crianças, jovens e adultos suas potencialidades descobrindo-se sujeito histórico e crítico de sua realidade através da educação ambiental. Portanto, visa levar para além dos muros da Universidade a educação ambiental como ferramenta transformadora para o meio e para a sociedade. É um laboratório acadêmico voltado para o ensino, pesquisa e extensão. É coordenado pela Profa. Dra. Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp.
O Ecoedu Ambiental se apresenta como um programa que valoriza o ser humano, que promove o autoconhecimento, a autoestima, o senso crítico e possibilita escolhas mais conscientes.

O desafio 1.3:

a) Encontre 5 empresas de setores distintos. Faça um resumo sobre essas empresas (área de atuação, tamanho, número de funcionários).

b) Identifique como essas empresas fizeram ou estão fazendo para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável (PPCS), o Plano articula as principais políticas ambientais e de desenvolvimento do País, em especial as Políticas Nacionais de Mudança do Clima e de Resíduos Sólidos, auxiliando no alcance de suas metas por meio de práticas produtivas sustentáveis e da adesão do consumidor a este movimento.

c) Sobre essas empresas verifique os planos para implantar ações sociais? E quais são elas?

d) Verifique, quais as ações definidas por essas empresas para promover o desenvolvimento sustentável?

e) Se sua equipe tivesse uma pequena empresa, quais seriam as medidas tomadas pela empresa para buscar atender a ODS 8 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – Trabalho digno e crescimento econômico.

Os critérios de avaliação serão a capacidade de pesquisa, criatividade e capacidade de desenvolvimento.

As respostas devem ser enviadas até 30/04/2023 às 23:59h pelo Google Classroom em arquivo PDF – nomeado da seguinte forma:

Desafio 1.3 – Equipe XXXX. pdf

(ATENÇÃO: Somente o líder da equipe deverá fazer a postagem do Desafio).

Profa. Dra. Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro

SOBRE O AUTOR DO DESAFIO
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é rdidp da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de abastecimento, eficiência energética em abastecimento de água e controle otimizado de sistemas de abastecimento. Pertence ao grupo de pesquisa Monitoramento, Controle e Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água. Realiza pesquisa e extensão na área de Educação Ambiental. Coordena Programa de Extensão desde 2006 e participa do Grupo de Pesquisa AQUAGEO AMBIENTE LEGAL: água, geodireito, geoética, geoparque, educação e legislação ambiental.