Proposta do desafio 2.1:
LPS – Laboratório de Processamento de Sinais

Este desafio é proposto pelo LPS – Laboratório de Processamento de Sinais da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. A temática está associada ao tema de Trabalho digno e crescimento ecoo, em especial, na área de Engenharia de Telecomunicações e áreas afins (Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, entre outros)

Contexto:

O LPS tem como missão realizar o processamento e fazer identificações de padrões de sinais digitais de forma a criar produtos que possam beneficiar a sociedade. É coordenado pelo Prof. Dr. Rangel Arthur e está integrado à Faculdade de Tecnologia da Unicamp (www.ft.unicamp.br). O tema escolhido para este ano é um dos grandes objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o horizonte de 2030. Dentro desse contexto, existe um grande desafio em proporcionar ferramentas para se estabelecer condições de trabalho dignas, tornando o processo mais seguro e eficiente. Dentro desse contexto, destaca-se o uso da realidade aumentada, que pode orientar trabalhadores em treinamentos, na fabricação de dispositivos e equipamentos e na execução de atividades, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a eficácia.

O desafio 2.1:

a) Liste os principais materiais e métodos usados na implantação de um sistema com Realidade Virtual;

b) Usando alguns dos conceitos citados na resposta anterior, proponha um sistema de realidade virtual inovador que pode ajudar em um determinado processo industrial ou de prestação de serviços, melhorando as condições de trabalho e, inclusive, salvar vidas. Explique quais recursos seriam necessários para a aplicação e os ganhos com a tecnologia proposta;

As respostas devem ser enviadas até 14/05/2023 às 23:59h pelo Google Classroom em arquivo PDF – nomeado da seguinte forma:

Desafio 2.1 – Equipe XXXX. pdf

(ATENÇÃO: Somente o líder da equipe deverá fazer a postagem do Desafio).

Prof. Dr. Rangel Arthur

SOBRE O AUTOR DO DESAFIO
Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Livre Docente (MS5.1) da Faculdade de Tecnologia da Unicamp.
Durante os anos de 2011 a 2014 foi Coordenador e Coordenador Associado dos Cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Engenharia de Telecomunicações da FT, que foi criado em sua gestão. De 2015 a 2016 foi Diretor Associado da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp. Desde 2016 é Assessor da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, processamento digital de imagens e sistemas inteligentes. É membro da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira-SP, da Incubadora de Empresas da Unicamp e do Conselho Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas-SP.