REGRAS DA LIGA
No LIAG estarão concentrados a Liga robocode e um torneio (FT-UNICAMP).
1 É livre o cadastro de um torneio na Liga Robocode, em qualquer lugar do território nacional, desde que:
1.1 Conte com um responsável pelo torneio
1.2 Tenha uma página, que será divulgada na página da liga, com o seguinte conteúdo:
1.2.1 Link para a página da liga
1.2.2 Divulgação do calendário de partidas (mensais), incluindo local, data e hora
1.2.3 Espaço (página) para que cada equipe possa se divulgar
1.2.4 Página com classificação do torneio atualizada
1.2.5 Página divulgando as equipes que venceram cada partida
1.2.6 Divulgação, até o último dia do mês correspondente a cada partida, dos códigos de todas as equipes participantes
1.3 Um torneio será aprovado pela liga desde que conte com pelo menos 4 equipes cadastradas
1.4 Podem haver patrocinadores dos torneios descentralizados, dando prêmios por partida ou para o campeão local
1.5 Todos os torneios terão o mesmo peso na liga, não havendo torneios diferenciados
2 Os torneios devem seguir as regras divulgadas pela liga
3 A equipe com maior pontuação em cada torneio irá disputar, ao término dos torneios, a final da liga, disputando o prêmio oferecido para a equipe campeã pelos patrocinadores
3.1 Se houver empate em primeiro lugar, os torneios deverão programar uma partida extra de desempate para definir a equipe representante na disputa final da Liga
3.2 A final da liga seguirá as mesmas regras de partidas dos torneios
3.3 A equipe que vencer a final da liga terá direito a:
3.3.1 Uma página de divulgação permanente dos seus membros no LIAG (a montagem da página é responsabilidade da equipe, sendo que esta deverá ser submetida a uma aprovação prévia do coordenador do laboratório)
3.3.2 Prêmios cedidos pelo LIAG e por patrocinadores da liga robocode.
REGRAS DO TORNEIO
1. Os times devem conter no máximo 4 participantes;
1.1. Cada time pode participar de um único torneio.
1.2. Cada participante pode participar de apenas um time.
1.3. Para participar de uma rodada, os times tem que se inscrever em até 2 semanas antes do início daquela rodada. Serão aceitas inscrições ao longo de todo o torneio.
1.3.1. Deverão ter disponíveis o nome completo e o RG de todos os participantes das equipes.
1.3.2. Cada time deve disponibilizar um e-mail e um telefone para contato, caso seja necessário.
2. Um torneio deve ter pelo menos cinco rodadas classificatórias ao longo de um ano e uma final
2.1. As equipes devem trazer pronto um ou mais códigos para uma rodada (ou para a final).
2.1. Mensalmente, as equipes serão divididas em chaves que disputarão partidas
2.1.1. As equipes serão divididas por sorteio em chaves com no mínimo duas e no máximo quatro equipes
2.1.2. As chaves devem possuir tamanho igual ou no máximo diferença de uma equipe
2.2. Os vencedores de cada chave (se houver empate, todos os que empatarem em primeiro na chave), disputarão a final do mês em partida única.
2.2.1. Se houver empate entre algumas equipes (não todas), as equipes que empatarem em primeiro, irão disputar uma partida de desempate. Caso todas empatem, vide próxima regra.
2.2.2. Havendo novo empate, todas as equipes empatadas em primeiro serão consideradas campeãs da rodada.
2.3. Cada partida será em 10 rounds, divididos em 2 turnos de 5 rounds.
2.3.1. Entre os 2 turnos haverá um intervalo de 10 minutos onde as equipes poderão alterar os códigos. A alteração é livre e pode, inclusive, contemplar a troca por um outro código que também tenha sido preparado pelo time previamente.
2.3.2. A equipe que ganhar mais rounds ganha a partida.
2.3.3. É necessária a presença física de ao menos um integrante do time no local do torneio.
2.3.3.1. Caso um time seja de alguma cidade onde não há torneio este fica autorizado a se ausentar das partidas regulares. Devendo encaminhar o código para um responsável pelo torneio do qual participa. A partida deverá ser visualizada através da internet – pelo Skype: “robocode.liag “– por ao menos um integrante da equipe.
2.3.4. Todo código usado deverá ser repassado a organização e será disponibilizado para consulta e uso das outras equipes.
2.3.5. Toda partida será gravada e os participantes autorizam a apresentação da partida on-line (streaming) e também sua disponibilização posterior em sites de divulgação de vídeo (como o youtube) e nas páginas associadas à Liga Robocode.
2.4. Participarão da final todas as equipes que tiverem vencido pelo menos uma rodada mensal
2.4.1. A disputa da final de um torneio seguirá as mesmas regras da disputa de uma final de rodada.
2.4.2. Havendo empates, deverão haver novas partidas, até que uma equipe vença
3. Para que um código pré-construído não seja desclassificado do torneio:
3.1. Todo o código construído pelas equipes deve se basear em um código base divulgado pela organização da liga robocode (código báse ou código usado por alguma equipe em rododa anterior).
3.1.1. Após uma disputa mensal, todos os códigos usados serão disponibilizados no site do torneio e poderão ser usados pelas outras equipes como base para a disputa do próximo mês.
3.2. Qualquer mudança no código base deve estar explicada em português e seguir as boas práticas de programação disponíveis no site da liga.
3.3. Não serão aceitos robôs com interação em tempo real com o usuário. Os códigos devem funcionar autonomamente.
4. Quaisquer dúvidas ou problemas não previstos pelas regras acima serão decididos pela comissão organizadora da liga.