FACULDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, APRENDIZAGEM E GESTÃO – ROBOCODE 2020

Limeira, 16 de Outubro de 2019

Prezados,

Venho por meio desta convidar sua empresa a ser patrocinadora do ROBOCODE 2019 e associar sua marca a um evento educativo nacional liderado pela UNICAMP com DEZ anos de história.

O Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG), da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP conduz no Brasil um evento que visa estimular os jovens do ensino médio e superior a aprender e se desenvolver na área de programação.

O Robocode é um jogo sério de simulação que permite estruturar competições entre robôs virtuais, com a programação de estratégias e comparação de comportamentos para vencer disputas.

Quem conseguir implementar a melhor estratégia, vence. Exemplos de partidas de torneios anteriores podem ser vistos no nosso canal do YouTube.

O LIAG estimula, padroniza e acompanha torneios locais e conduz a LIGA. Nos torneios locais equipes de até quatro alunos devem formular um código de um robô e disputar com pelo menos outras três equipes.

Já houve torneios locais em vários estados diferentes da federação, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.

Os vencedores dos torneios locais reúnem-se ao final em um combate para definir os campeões da LIGA. Os vencedores dos torneios locais e da LIGA recebem troféus e medalhas, assim como os da liga.

A competição ocorre desde 2010 com reconhecimento do repositório internacional de projetos livres Sourceforge como a competição oficial brasileira de Robocode.

Em suas edições anteriores, já estiveram envolvidos mais de 600 alunos participantes, de várias instituições como Unicamp, Etec, Cotil, UFBA, IFSP, IFAL, IF, UFU, UFMA, CETEC, IESP, IFS, PUCM UNIPAR, COTUCA, UFMG entre outras.

Somente em 2019, foram 45 participantes. Em 2020 procuramos expandir ainda mais o desafio. O ROBOCODE já conta com o apoio da UNICAMP, que fornece bolsa para 01 aluno organizar o evento, além da equipe do LIAG (aproximadamente 20 colaboradores) e o coordenador Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges.

O LIAG busca o apoio de empresas interessadas em patrocinar o ROBOCODE. Os patrocinadores precisam ser definidos até o dia 15 de junho para que haja tempo hábil para divulgá-los.

Os patrocínios tem como foco fornecer a premiação para as equipes que se destacarem.

Premiação para as equipes:

– Prêmios para a equipe campeã e, opcionalmente, para outras equipes finalistas (os prêmios devem ser múltiplos de 4, um para cada membro das equipes).
  – Patrocinadores podem apoiar apenas a LIGA, ou também um
ou mais torneios locais. Além dos prêmios, o patrocinador deve enviar, ao final da LIGA, os prêmios para as equipes campeãs (por correio ou outro serviço de entrega).
  – Opcionalmente, pode ser direcionado um prêmio para as escolas
associadas às equipes.

O LIAG oferece aos patrocinadores:

– Divulgação do logo da empresa na página associada ao patrocínio, incluindo link para endereço eletrônico de escolha da empresa;
  – Divulgação de nível nacional da marca através dos participantes do desafio que podem residir em qualquer um dos estados brasileiros;
  – Divulgação mensal de assunto de interesse da empresa nas redes sociais do Robocode/ LIAG (facebook e twitter somando cerca de 3.000 indivíduos);
  – Contato das equipes participantes, formadas por jovens com interesse na área de programação e, para aquelas finalistas, com conhecimento destacado no tema.

Na oportunidade, apresento minhas cordiais saudações e coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges