Construa o melhor – Destrua seu oponente!
Robocode é um jogo de programação, onde o objetivo é desenvolver um tanque de guerra de robôs para a batalha contra outros tanques em Java ou. NET. As batalhas de robôs estão sendo executados em tempo real e na tela.
O lema do Robocode é: Construir o melhor, destruir o resto!
Além de ser um jogo de programação, Robocode é usado para aprender a programar, principalmente na linguagem Java, mas outras linguagens como C # e Scala estão se tornando populares também.
Escolas e universidades estão usando Robocode como auxiliar o ensino de programação e também para estudar a inteligência artificial (AI). O conceito de Robocode é fácil de entender, e uma maneira divertida de aprender a programar.
Robocode vem com seu próprio instalador, built-in robô editor e compilador Java, e só exige um Java Virtual Machine (JVM) previamente instalado. Assim, tudo que um desenvolvedor precisa para começar é fornecido com o arquivo principal Robocode distribuição ( robocode-xxx-setup.jar ). Robocode também suporta robôs desenvolvimento utilizando IDEs externos, como por exemplo, Eclipse , IntelliJ IDEA , NetBeans , Visual Studio , etc, que proporcionam um desenvolvimento muito melhor do que o editor de robô em Robocode.
O fato do Robocode rodar na plataforma Java o torna possível sua execução em qualquer sistema operacional com Java pré-instalados, o que significa que ele será capaz de rodar em Windows, Linux, Mac OS, mas também UNIX e suas variantes.
ALERTA: Robocode pode ser muito divertido, mas também é muito viciante. 🙂
Robocode é grátis e está sendo desenvolvido como um projeto de reposição em tempo onde não há dinheiro envolvido. Os desenvolvedores do Robocode estão desenvolvendo no Robocode porque eles acham que é divertido, e porque melhoram a si mesmos como os desenvolvedores desta forma.
Robocode é um projeto Open Source, o que significa que todas as fontes são abertos a todos. Além disso, Robocode é fornecido sob os termos da EPL (Eclipse Public License).
História
O jogo foi originalmente iniciado por Matthew A. Nelson, aka Mat Nelson, como um esforço pessoal no final de 2000 e se tornou profissional quando ele a trouxe à IBM, na forma de um download AlphaWorks, em julho de 2001.
No início de 2005, Robocode foi trazido para SourceForge como Open Source na versão 1.0.7. Neste ponto, o desenvolvimento de Robocode estava um pouco parado. No entanto, a comunidade em torno de Robocode começou a desenvolver suas próprias versões de Robocode, a fim de se livrar de bugs e também para colocar novas funcionalidades, as Contribuições para Robocode Open Source e depois no projeto RobocodeNG foram feitas por Flemming N. Larsen.
Como nada parecia acontecer com Robocode em mais de um ano, Flemming Larsen N. assumiu o projeto Robocode no SourceForge como administrador e desenvolvedor em julho de 2006. O projeto RobocodeNG foi abandonado, mas a variante 2006 Robocode, que continha uma série de contribuições da comunidade Robocode, foi incorporada pelo Robocode oficial com a versão 1.1. Desde então, os lotes de novas versões do Robocode tem sido lançados com mais e mais recursos e contribuições da comunidade.
Recentemente (a partir da versão 1.7.2.0), a plataforma .NET é apoiado por um plug-in fornecido por Pavel Savara baseado em jni4net , desenvolvido por Pavel Savara.