O artigo intitulado “PBL e robótica no ensino de conceitos de Lógica de Programação” aborda uma proposta de utilização do ensino baseado em problemas (PBL) com o kit robótico LEGO Mindstorms para o ensino de conceitos de lógica de programação. No artigo, são apresentados propostas de atividades para abordar os assuntos de: programação sequencial, estrutura de decisão e laço de repetição.
Abaixo o resumo do artigo
Resumo: Estudos apontam que a disciplina de lógica de programação possui altos índices de reprovação, contribuindo para a desmotivação e possível evasão de alunos. O uso de robótica com finalidades pedagógicas pode ajudar a promover situações de ensino-aprendizagem e aumento da construção do conhecimento, pela introdução de atividades que despertam o interesse e aguçam a curiosidade e motivação dos alunos. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de conceitos de lógica de programação utilizando kit robótico como ferramenta pedagógica baseada no método Problem-Based Learning (PBL) e na Aprendizagem Colaborativa.