Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

COMPETIÇÃO NACIONAL DE ROBOCODE

FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA ORGANIZAR E PERPETUAR UMA COMPETIÇÃO NACIONAL DE ROBOCODE
Um projeto muito acima das expectativas, com muitos resultados sustentáveis e de alto impacto social conduzido com muita competência pela:

Marri Stella Silva Lima.

Resumo: Levando em consideração a dificuldade de alunos de cursos de informática nas disciplinas de linguagem de programação, se torna necessária a busca por diferentes formas de se passar o conhecimento. Existem trabalhos que buscam utilizar a metodologia de aprendizado baseado em problemas (PBL) como alternativa ao ensino tradicional de programação. Baseado na metodologia PBL, este trabalho visa organizar uma competição utilizando o software Robocode como mecanismo de ensino da linguagem de programação JAVA. Para constatar os resultados que o aprendizado baseado em jogos educacionais pode estabelecer para estudantes de informática, foi criada uma Liga Brasileira de Robocode e foram feitas análises quantitativas com aplicação de questionários. Este trabalho oferece a partir de conceitos de gestão de projetos, um guia de organização para futuras competições que utilizem o Robocode como ferramenta de ensino. Também foi criado um Website que possui a intenção de centralizar todas as informações presentes de Ligas de Robocode.