Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

Marina A. Manso
Dinâmicas com App Inventor no Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação

Início: 2016

Orientador: Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges.

Resumo: O App Inventor é um aplicativo gratuito para a criação de outros aplicativos (apps) para dispositivos Android. A ferramenta App inventor não possui uma linguagem de programação específica, utilizando-se de blocos de instruções que podem ser encaixados de forma lógica para o desenvolvimento da aplicação. Este trabalho discute formas de incentivar o uso do App Inventor como ferramenta de ensino de programação e apoio ao aprendizado escolar, avaliando-o em vários aspectos. É proposto um método para utilizar a ferramenta e introduzir os alunos aos primeiros passos da programação. Os resultados deste projeto são as dinâmicas e a avaliação das vantagens potenciais e dos benefícios que essas dinâmicas podem trazer ao aprendizado dos alunos.