Desde a sua criação, em 2005, o editor oficial da plataforma não sofria melhoria significativas ou incorporava recursos que hoje são comuns nos principais editores de código. Essa falta de recurso fez muitos desenvolvedores utilizarem outros editores, deixando o editor oficial com a estigma de ser muito simples e não produtivo.

Depois de vários anos de trabalho, surge a Arduino Pro IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado). Desde 2019, ano que houve o anúncio do desenvolvimento do novo produto, não se tinha disponível uma versão que fosse consistente para testes. Mas agora é possível baixar uma versão, ainda em beta, mas muito próxima da sua versão final.

No site oficial do Arduino já é anunciada como o maior “release” já feito no editor e ue será o futuro da IDE. Essa versão para teste pode ser acessada abaixo:

 

O editor agora está muito bem alinhado com demais editores modernos, como por exemplo, uma interface mais responsiva, ferramentas de debug, sistema de autocomplete e tema dark (tema escuro). Várias outas opções de edição e recursos estão disponíveis nessa versão. Pode-se também acessar o repositório oficial do projeto no GitHub.

Para mais detalhes do novo editor, vejam o vídeo do Fabio Souza, criador e mantenedor no portal Embarcados, maior portal sobre sistemas embarcados da América Latina. O vídeo está disponível abaixo: