Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

Planejamento Estratégico, Matriz SWOT, KPIs e BSC


Aula 02

Planejamento Estratégico

  • Missão: Qual a missão da empresa? Para o que a empresa existe?
    Exemplo bandejão: Alimentar a comunidade da FT com baixo custo e de forma saudável.
  • Visão: Onde a empresa quer chegar? (Meta) Deve conter uma data alvo (ou, no exemplo abaixo, sempre)
    Exemplo bandejão: – Ser sempre reconhecido pela comunidade como a melhor forma de se alimentar. – Ser a opção mais barata da comunidade fazer uma refeição saudável e balanceada a partir de jan/2016.
  • Princípios: O que a empresa não abre mão
    Exemplo bandejão: Comida que não faz mal.
  • Valores: Não é algo tão fundamental como os princípios. Valoriza caso a empresa tenha
    Exemplo bandejão: Comida ser gostosa
  • Planejamento Anual: Planejamento para o próximo ano definindo metas. Serve para pensar o passo a passo para se chegar no planejamento a longo prazo, para daqui 5 ou 10 anos, definido na visão da empresa.

Matriz SWOT ou FOFA

  • Análise do momento atual – “fotografia” da situação
  • Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats
  • Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
  Ajuda (+) Atrapalha(-)
Interno Strenghts/Forças Weakens/Fraquezas
Externo Opportunities/Oportunidade Threatens/Ameaças

Exemplo: jovens que acabaram de se formar na Unicamp:
S – boa formação; W – falta de experiência; O – Mercado aquecido; T – Crise no exterior;

  • Metas: Há uma visão corporativa, de alto nível, apresentada na missão e visão, e sob controle da alta direção. E existe o planejamento para o próximo ano, definindo metas específicas que irão ajudar a empresa a buscar sua meta de longo prazo.
  • KPI – Key Proccess Indicator: É uma métrica, um indicador chave da empresa, que é calculada de forma clara, sem dubiedades, e acompanhada por toda a empresa.
  • BSC – Balance Scorecard: Integração e balanceamento dos principais indicadores de desempenho. É uma estratégia para conseguir equilibrar KPIs com vários focos distintos. Para cada KPI, deve ser definida uma meta macro que a empresa deve alcançar no próximo ano.

Pilares:
1. Financeira: dinheiro, a empresa existe para ganhar dinheiro, faturamento, lucro EBITDA;
2. Clientes: nível de satisfação, tomar medidas associadas ao cliente;
3. Processos internos: Será que a empresa está eficiente? Custos bons? Defeitos? Custo da administração é alto?
4. Aprendizagem/Crescimento: Itens que precisam ser melhorados como: Capacitação dos funcionários, pesquisa de novos produtos, capacidade de crescer no futuro.

Desdobramento

  • Definição de metas
  • Mostra cockpit: Painel geral de avião, visualmente fácil de observar e de entender. Metáfora usada para ferramenta de gestão em empresas

Reuniões de acompanhamento
Normalmente mensal
Mostra cockpit
Ação para KPI em vermelho (fora da meta associada)
Empowerment
Gestão por objetivos

Saiba mais acessando os seguintes links
Sebrae: Como elaborar um planejamento estratégico
Endeavor: Planejamento estratégico: o que você precisa saber antes de começar
Administradores: O que é o Balanced Scorecard?

Boot Camp Planejamento Estratégico

Gestão de Pessoas