Experimento: Mini-curso “Era Uma Vez”
Um projeto dos excelentes alunos:
Igor Yukio Matsuzaki e Ivan de Paula Almeida Filho
Resumo: Scratch é uma linguagem de programação visual, que utiliza blocos de encaixe como comandos, concebida para ajudar crianças e jovens no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Há muito interesse, tanto da academia, quanto da sociedade, pela apresentação de conteúdos de computação para jovens do ensino fundamental e médio. A área de pensamento computacional estuda como a apresentação de conteúdos de programação pode ajudar as crianças a aprender técnicas de resolução de problemas, que podem ser úteis não apenas no escopo de informática, mas para os vários desafios que essas crianças vão enfrentar ao longo da vida. Este trabalho propõe a aplicação de um conjunto de aulas que exploram o conteúdo de lógica de programação, usando a ferramenta de programação Scratch 2.0. A abordagem proposta busca ser motivadora para crianças de 10 a 13 anos de idade.
https://liag.ft.unicamp.br/computacaocriativa/era-uma-vez/