O avanço exponencial da tecnologia passou a exigir – mesmo que indiretamente – uma maior necessidade do conhecimento sobre Pensamento Computacional, isso, para expandir e desenvolver o repertório da população no que diz respeito à compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais. 

Pensando nisso, o Governo do Estado do Paraná incluiu a disciplina Pensamento Computacional na grade curricular de ensino, com os seguintes objetivos:

– Apoiar os jovens no processo de aprendizagem do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sua aplicabilidade na resolução de problemas do cotidiano;

– Auxiliar os estudantes no processo de reflexão crítica e uso ético das TDIC;

– Desenvolver habilidades e competências para a criação de tecnologias digitais como sites, jogos e aplicativos, por meio de linguagens de programação e marcações.



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

 

EMENTA PENSAMENTO COMPUTACIONAL

 

Título do Componente Curricular

Pensamento Computacional 

Etapa de ensino

Ensino Médio – 1ª série 

Carga Horária 

02 aulas semanais 

https://www.parana.pr.gov.br/