15. Gerenciamento dos Riscos
Gerenciamento dos Riscos
- Planejar o Gerenciamento dos Riscos
É a atividade de definir como será conduzido o gerenciamento de risco do projeto. - Identificar os Riscos
É o processo de individualizar e identificar cada risco do projeto, assim como características e fontes. - Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
Neste processo é definido a priorização de cada risco através de seu grau de importância e criticidade. - Realizar a análise quantitativa dos riscos
É o processo que analisa quantitativamente e numericamente cada risco identificado. - Planejar as Respostas aos Riscos
É a atividade de prover respostas e planos de mitigação dos riscos. - Implementar Respostas a Riscos
É o processo de implementar as ações para controlar e responder aos riscos identificados. - Monitorar os Riscos
É a atividade em que é realizado o monitoramento das implementações das respostas e análise de novos riscos.
Planejar o Gerenciamento de Riscos
Planejar o Gerenciamento dos Riscos é o processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto. O principal benefício deste processo é garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do gerenciamento dos riscos sejam proporcionais tanto aos riscos como à importância do projeto para a organização e para as outras partes interessadas.
Este processo deve começar na concepção do projeto e estar concluído no início do projeto. Talvez seja necessário revisitar este processo mais tarde no ciclo de vida do projeto, por exemplo, em uma mudança importante de fase ou se houver mudança significativa no escopo do projeto.
Identificar os Riscos
Identificar os Riscos é o processo de identificação dos riscos individuais do projeto, bem como fontes de risco geral do projeto, e de documentar suas características. O principal benefício deste processo é a documentação de cada risco de projeto existente e as fontes gerais de riscos do projeto.
Identificar os riscos é um processo iterativo, pois novos riscos podem surgir no decorrer do projeto, através de seu ciclo de vida e o nível de risco geral do projeto também pode mudar. As frequências de iteração e participação em cada ciclo de identificação dos riscos variam de acordo com a situação.
Realizar análise qualitativa dos riscos
Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos é o processo de priorização de riscos individuais do projeto para análise, através da avaliação de sua probabilidade e impacto de ocorrência, assim como outras características. O principal benefício deste processo é a concentração dos esforços em riscos de alta prioridade. Este processo é realizado ao longo do projeto.
O processo Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos avalia a prioridade dos riscos individuais identificados do projeto utilizando as respectivas probabilidades de ocorrência e o impacto correspondente sobre os objetivos do projeto se os riscos ocorrerem e outros fatores.
Realizar este processo é analisar numericamente o efeito combinado dos riscos individuais identificados e outras fontes de incerteza nos objetivos gerais do projeto. O principal benefício deste processo é que quantifica a exposição ao risco geral do projeto, e também pode fornece informações adicionais dos riscos.
Esta atividade não é necessária para todos os projetos. Realizar uma boa análise depende da disponibilidade de dados de alta qualidade sobre os riscos individuais do projeto e outras fontes de incerteza, bem como uma sólida linha de base subjacente do projeto para escopo, cronograma e custo.
Planejar respostas aos riscos
Planejar as Respostas aos Riscos é o processo de desenvolver alternativas, selecionar estratégias e acordar ações para lidar com a exposição geral aos riscos, e também tratar os riscos individuais do projeto. O principal benefício deste processo é que identifica formas apropriadas de abordar o risco geral e os riscos individuais do projeto.
Ações específicas são desenvolvidas para implementar a estratégia de resposta ao risco acordada, incluindo estratégias principais e alternativas, conforme necessário. Um plano de contingência (ou plano alternativo) pode ser desenvolvido para implementação, caso a estratégia selecionada se mostre ineficaz, em parte, ou caso ocorra um risco aceito.
Implementar respostas aos riscos
Realizar esta atividade é o processo de implementar planos planejados de resposta aos riscos. O principal benefício deste processo é a garantia de que as respostas planejadas aos riscos sejam executadas conforme planejado a fim de abordar a exposição ao risco geral do projeto, minimizar ameaças individuais e maximizar as oportunidades individuais do projeto.
Dar a devida atenção este processo irá garantir que respostas acordadas são realmente executadas. Um problema comum com o Gerenciamento dos Riscos do Projeto é que as equipes do projeto empenham para identificar e analisar riscos e desenvolver respostas e, em seguida, as respostas são acordadas e documentadas, mas nenhuma ação a é tomada para gerenciar os riscos.
Monitorar os riscos
Esta atividade cuida do monitoramento da implementação de planos de resposta aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, identificação e análise dos novos riscos, e desempenho do processo de riscos ao longo do projeto. O principal benefício deste processo é que habilita decisões do projeto com base em informações atuais sobre a exposição geral de risco e riscos individuais do projeto.
Afim de garantir que a equipe e os “stakeholders” estejam cientes do nível atual de exposição ao risco, o trabalho de projeto deve ser constantemente monitorado quanto a riscos individuais novos, alterados, defasados e para as mudanças no nível do risco geral do projeto pela aplicação deste processo.
Download do PDF: GP-15a18.pdf
Página Anterior: 14. Gerenciamento de Aquisições
Próxima Página: 16. Gerenciamento do Escopo