18. Gerenciamento de Custos
18.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos
O processo de definir como os custos do projeto serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados.
18.2 Estimar os Custos
O processo de desenvolver uma aproximação dos recursos monetários necessários para terminar o trabalho do projeto.
18.3 Determinar o Orçamento
Processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de
base dos custos autorizada.
18.4 Controlar os custos
O processo de monitoramento do status do projeto para atualizar custos e gerenciar mudanças da linha de base dos custos.
Planejar o Gerenciamento dos Custos é o processo de definir como os custos do projeto serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientações e instruções sobre como os custos do projeto serão gerenciados ao longo de todo o projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
O esforço de planejamento do gerenciamento de custo ocorre no início do planejamento do projeto e define a estrutura de cada um dos processos de gerenciamento de custos, para que o desempenho dos processos seja eficiente e coordenado.
Processo pelo qual se desenvolve uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar o trabalho do projeto. O principal benefício deste processo é que define os recursos monetários necessários para o projeto. Este processo é realizado periodicamente ao longo do projeto, conforme necessário.
Uma estimativa de custo é uma avaliação quantitativa dos custos prováveis dos recursos necessários para completar a atividade. As estimativas dos custos incluem a identificação e a consideração das alternativas de custo para iniciar e terminar o projeto.
O processo Determinar o Orçamento agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
O principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e o controle do desempenho do projeto. Esse processo é realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.
O orçamento do projeto inclui todos as verbas autorizadas para executar o projeto.
Controlar os custos é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos.
O principal benefício deste processo é manter a linha de base dos custos atualizada ao longo de todo o projeto. Este processo é realizado ao longo do projeto.
A maior parte do esforço despendido no controle de custos envolve a análise do relacionamento entre o consumo financeiro do projeto e o trabalho realizado com esses gastos.
Download do PDF: GP-15a18.pdf
Página Anterior: 17. Gerenciamento do Cronograma
Página de Início: Gestão de Projetos
Aulas extras: GP-19a21.pdf