Aplicação do pensamento computacional e computação criativa em escolas públicas
Trabalho de Conclusão de Curso
Flavio Augusto Recchia
Thaís Veinert Teche
Aplicação do pensamento computacional e computação criativa em escolas públicas
Início: 2017
Orientador: Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo apresentar, para professores do ensino fundamental, ferramentas tecnológicas que podem ser usadas como aliadas para trabalhar os conteúdos estabelecidos no currículo escolar, buscando identificar se os professores, quando instruídos, podem se sentir confortáveis para incluir essas ferramentas em seu cotidiano. Para isso, foram utilizados conceitos de Construcionismo, Letramento Digital, Pensamento Computacional e Computação Criativa, que foram apresentados com atividades lúdicas através das ferramentas Scratch, Arduino e Circuitos em Papel.
A fase experimental do projeto foi desenvolvida com um grupo de 9 professores com idade média de 44 anos, em cinco oficinas feitas no horário destinado ao desenvolvimento dos professores. Ao longo dessas oficinas, aplicamos três ferramentas e analisamos o aprendizado, interesse e a progressão dos participantes. O grupo de professores foi muito participativo, colaborando com ideias de uso para as ferramentas no dia-a-dia escolar. Além disso, os professores indicaram estar motivados em aprender a usar as ferramentas e aplicá-las em sala de aula.