Desafios
01 – Escolha uma empresa de eletrônicos e eletrodomésticos e analise o crescimento de mercado de acordo com a matriz BCG indicando produtos que estão nas categorias: Estrela, vaca leiteira, em questionamento e abacaxi. Para complementar o estudo sobre a empresa escolhida, apresente também as forças de Porter.
02 – Cite e faça uma pequena introdução de ferramentas disponibilizadas no mercado para os tópicos abaixo.
– BI, data mining
– BigData
– Indústria 4.0
– DevOps
– UIX
03- Escolha duas empresas multinacionais de determinado setor que sejam concorrentes, com produtos similares (por exemplo: Nike x Adidas). Faça uma análise SWOT das duas empresas.
04 – Imagine que sua empresa está pensando em lançar um novo produto ao mercado, porém ainda não sabem se ele será ou não bem aceito. Para entender melhor sobre o que poderia acontecer, sua empresa decidiu simular uma análise, e você ficou responsável pela realização da mesma.
Sua tarefa é desenvolver uma Base dos 4P’s para seu produto e uma análise Kano, podendo assim simular onde seu produto se encontraria no mercado e quais as vantagens que ele poderia oferecer aos clientes.
Esse desafio visa colocar o aluno em contato com essas duas ferramentas, por meio de uma simulação, para que ele entenda melhor o pensamento que a empresa deve ter com seu produto, a fim de minimizar não aceitação do mercado ou coisa do gênero.
Referências Complementares
1. Podcast: 4P’s do marketing: entenda o conceito de mix marketing.
Esse podcast explica os 4P’s do Marketing, também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing que representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Além do áudio, também é disponibilizado um texto para o acompanhamento.
Tema: 4P’s do Marketing
Link: https://marketingdeconteudo.com/4-ps-do-marketing/
2. Artigo: ‘Ex Machina’ viral marketing campaign trolls Tinder while winning SXSW.
Esse artigo fala sobre a campanha de marketing para a promoção do filme ‘Ex Machina’. A equipe de marketing do filme criou um perfil no Tinder para a personagem principal do filme, para que ela pudesse atrair pessoas para as salas de cinema.
Tema: Um dos 4P’s do Marketing (Promoção)
Link:https://mashable.com/2015/03/16/ex-machina-tinderm-arketing/#B6nCgYbg3sqG
3. Estudo de Caso: O modelo de Kano – Um estudo prático.
A primeira parte do texto, apresenta o modelo Kano. Posteriormente, é apresentado um resumo sobre o funcionamento do modelo Kano, através da aplicação em um estudo de caso real. O caso real é um estudo, de pesquisadores da Universidade de Santa Catarina, para entender o grau de satisfação dos clientes de um restaurante no estado do Rio Grande do Sul.
Tema: Análise Kano
Link: https://www.sequoiaconsultoria.com.br/modelo-de-kano-exemplo/
Link para o estudo:
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/186/495
4. Artigo: Fortaleça seu posicionamento e seus diferencias com as 5 forças de Porter. O artigo traz breve explicação sobre as cinco forças de Porter e seu funcionamento. Além de, propor reflexão sobre cada força para a empresa.
Tema: Forças de Porter
Link: https://endeavor.org.br/5-forcas-de-porter/
5. Vídeo: Tutorial para Matriz BCG.
O vídeo faz um pequeno resumo sobre a matriz BCG.
Tema: Matriz BCG
Link: https://www.youtube.com/watch?v=O77PImxDrxc
6. Vídeo: O processo de Marketing – Marketing Digital
Esse vídeo fala sobre o processo de marketing de antigamente e o atual. O vídeo mostra as diversas técnicas que existiram e as que estão sendo utilizadas atualmente.
Tema: Um dos 4P’s do Marketing (Promoção)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9qdHBXcwayo
7. Artigo: Infográfico mostra o poder das cores no marketing e no dia a dia.
Estudo revela que 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca. Para obter esse resultado uma empresa (We Do Logos) fez um infográfico que explica como as cores afetam os seres humanos em suas decisões.
Tema: Um dos 4P’s do Marketing (Promoção)
Link:https://exame.abril.com.br/marketing/infografico-mostra-o-poder-das-cores-no-marketing-e-no-dia-a-dia/