Daiana é uma profissional na área de Educação, com mais de 15 anos de atuação na educação e em cargos de liderança. Ela possui um Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente está cursando um Doutorado na mesma instituição.
Trajetória profissional
Na Univesp, Daiana atua como Facilitadora de Aprendizagem, orientando os alunos em ambientes virtuais de ensino, prestando suporte técnico, estimulando a comunicação e a motivação dos estudantes, além de avaliar trabalhos e fornecer feedback construtivo, nas áreas de Pensamento Computacional e Projeto Integrador em Computação.
No Colégio Vicente de Porto Seguro, ela é Professora de Letramento Digital, onde desenvolve currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas áreas de programação e robótica para o Ensino Médio.
Na UNICAMP, Daiana realizou Estágio Docente nas disciplinas ‘Gestão de Projetos’ e ‘Programação Orientada a Objetos’, desempenhando tarefas como pesquisa, preparação de materiais e correção de atividades.
Anteriormente, na Happy Code, ocupou posições de destaque, incluindo Gerente de Desenvolvimento de Produtos Educacionais, onde gerenciou projetos, coordenou a produção de conteúdo e identificou oportunidades de mercado. Além disso, atuou como Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos Educacionais, liderando equipes, coordenando testes de produtos e aprovando materiais didáticos. Antes disso, foi Analista de Tecnologia Educacional, desenvolvendo materiais de ensino em programação, robótica e maker.
Histórico de participações e publicações relevantes
Participou do projeto “Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools” com o MIT – Media Lab, o que incluiu uma visita de uma semana ao MIT em 2017. Para mais detalhes sobre essa viagem, visite o site da viagem AQUI.
Apresentou a palestra “Ensino de Programação para Crianças com Scratch e Pensamento Computacional” na “Conferência Scratch Brasil 2017” realizada na USP-SP. Detalhes podem ser encontrados AQUI.
Dissertação de mestrado: Modelo de Classificação de Métodos Educacionais que promovem O Pensamento Computacional – AQUI;
Colaborou na elaboração de um Relatório Técnico sobre “O que é Pensamento Computacional” em conjunto com a equipe do LIAG em 2021. O relatório está disponível AQUI.
Participou do curso de Metodologias Ativas e Educação Híbrida no Mackenzie em 2020. Saiba mais AQUI.
Além disso, neste ano, Daiana contribuiu com três artigos abordando neurodivergentes:
“Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Sério para Crianças com TDAH” – Publicado na conferência SBgames 2023.
“Avaliação de acessibilidade e usabilidade de jogos digitais brasileiros” – Publicado na conferência SBgames 2023.
“Jogos Digitais e a Neurodiversidade: Uma Revisão Sistemática” – Publicado na conferência CBIE 2023 (Congresso Brasileiro de Informática na Educação).
Daiana é uma profissional que continua a fazer contribuições para o campo da Educação.