O novo Gene apresenta melhorias quanto ás características genéticas, pois foram trabalhadas formas de se aplicar a composição de imagem, trazendo melhorias ao desempenho do jogo, deixando a escolha do usuário várias opções para a criação do personagem. Essa dinâmica de imagem atua como um sobrepor de camadas de tinta, fazendo com que diversas imagens sejam produzidas e economize grande espaço de armazenamento, facilitando futuras composições de imagem. Tem-se também um novo contexto onde são aplicadas estratégias de uso de diversas variáveis que influenciavam na vida do bichinho. Essas variáveis controlavam seus níveis de força, felicidade e saúde a partir de variáveis secundárias, como: sede, limpeza, sono e humor. Todas estas impactam de maneira direta ou indireta sobre a saúde, variável que é responsável pelo fim do jogo.
Na primeira tela da nova versão do jogo, o usuário pode escolher entre 3 opções (Figura 1). Escolhendo “Célula”, um conteúdo sobre citologia é apresentado contendo todas as organelas celulares e uma explicação de funcionalidade de cada uma (Figura 2).
Figura 1. Inicio do Gene
Figura 2. Ensino de Citologia
Escolhendo “Ajuda” é apresentado ao usuário um texto explicando como utilizar o software e como conseguir criar seu personagem, e como obter conhecimentos sobre citologia, nutrição e genética. Começando o Jogo, escolhendo a opção “Iniciar Jogo” o usuário entra em um nível em que deve ser escolhido o personagem a ser usado (Figura 3).
Figura 3. Fase de Seleção do Personagem
Em seguida, é apresentada a tela de alteração genética, onde o usuário opta por escolher o par de alelos (dominantes e/ou recessivos) de uma característica. O personagem começa com um padrão (Figura 4) e este se modifica de acordo com o genótipo selecionado. Como exemplo, sua boca tendo alelos “AA”, “Aa” ou “aA” têm as características apresentadas na Figura 5 (a ou b). Podemos construir o personagem com cinco tipos de características diferentes: Sexo, Boca, Orelha, Olho e Pupila.
Figura 4. Fase de Escolha das Características, aprendendo Genética.
(a)
(b)
Figura 5. Exemplo de mudança do Fenótipo de acordo com o a) Genótipo Dominante; e o b) Genótipo Recessivo; para a característica Boca.
Uma vez selecionado o gene, é apresentada a tela onde o usuário começa a interagir com o personagem do jogo, nos moldes de um “bichinho virtual”. Enquanto interage-se com o personagem, pode-se escolher entre diversas ações: Comer, Dormir, Brincar. Cada ação irá gerar efeitos diferentes na vida do personagem. Por exemplo, optando-se em comer hambúrguer, o bichinho irá receber muitas calorias e poucos nutrientes; optando-se por uma maçã, ele irá absorver muitos nutrientes e poucas calorias. Como resultado do padrão do usuário nessa interação, serão mantidos 3 níveis: Felicidade, Saúde e Peso, que serão visíveis como barras na parte inferior da tela (Figura 6).
Figura 6. Ambiente interativo em que apresenta ações para serem executadas ao personagem.
O jogo termina quando o personagem morre, sendo gerado um relatório sobre a vida do bichinho no jogo, contendo aspectos como a quantidade de calorias e nutrientes do personagem. Com base nesse relatório foi observado, já na versão anterior, que os usuários podem fazer analises e aprender com seus erros (Figura 7).
Figura 7. Relatório apresentado ao final do jogo