Pela primeira vez, o time de futebol de robôs do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) avançou para as quartas de final na RoboCup 2012 e encerrou a participação na competição mundial de robótica entre os oito melhores times.

O Robocup é uma competição a nível mundial que se desenrola todos os anos. Visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias tecnologias e metodologias se podem combinar para obter os melhores resultados

A equipe RoboFEI competiu na categoria Small Size, que reuniu 19 equipes no mundial. O evento, que terminou no dia 24 de junho, na Cidade do México, busca fomentar e promover a educação, o desenvolvimento e a pesquisa em robótica e inteligência artificial.

Cada time é composto por seis jogadores e seis robôs de até 15 centímetros de altura. As partidas são realizadas em um campo com 17,5 metros quadrados, onde os robôs são autônomos, comandados por um programa de computador executado em tempo real. Duas câmeras, instaladas a quase 4 metros de altura, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofrequência.

A categoria Small Size é bastante desenvolvida em todo o mundo e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades. A equipe da FEI é bicampeã brasileira (2010 e 2011) e campeã latino-americano (2010) na categoria.

No mundial, a FEI enfrentou equipes da Turquia, China, Irã, Canadá, Estados Unidos e Alemanha. Com 22 times e 132 participantes, a delegação brasileira foi a maior entre 40 países.

O Liag tambem possuí um projeto para o robocup para mais informações consulte o site