Empreendedor é aquela pessoa que identifica novas oportunidades. Elas são criativas, inovadoras e buscam recursos para desenvolver um negócio através da criação de novos produtos e serviços. A transação na Internet pode ser implantado aos pouco, diminuindo o investimento e facilitando a correção de  equívocos,  diferente de um negócio tradicional, onde o inicio da ação geralmente ocorre somente com o empreendimento  totalmente elaborado. Essa é uma boa experiencia para aqueles que agarram a oportunidade. Como exemplo damos  criação do website ” Ache sua Rep” ( www.achesuarep.com.br ) , que auxilia os estudantes que começam sua vida acadêmica longe de casa e necessitam de algum lugar para se alocar. Iniciação dada por três jovens estudantes André R. Campos, Luís Felipe S., Victor C. Silva.

“Outro dia, pelas minhas notificações no Facebook, vi uma postagem em um grupo da faculdade que divulgava uma planilha no Google Drive que organizava as vagas disponíveis em repúblicas, para os calouros entrarem em contato. Dei uma espiada, e apesar de ter todas as informações e ser organizada, por um momento fiquei imaginando como ninguém havia pensado em uma maneira de facilitar isso.Foi ai que eu notei que havia uma oportunidade. Chamei dois amigos, que eu sabia que topariam e que me ajudariam a fazer a ideia acontecer. Um deles é o Victor Campos, que eu tinha certeza que bolaria uma identidade visual simples e bacana(que foi o que aconteceu). O outro é o André Roggeri, um amigo de longa data, que sempre topa investir seu tempo em umas ideias diferentes.
Montamos uma lista com diversas funcionalidades e fomos organizando elas por prioridades. Com esse planejamento simples, era hora colocar a mão na massa, pois as aulas estavam pra começar e não havia tempo a perder.
O nome da ferramenta surgiu rapidamente, o que queríamos era algo simples e que mostrasse exatamente qual era o nosso objetivo: Ache Sua Rep.
Durante quase 3 semanas desenvolvemos todo o layout e a parte funcional da ferramenta, chegando ao mínimo do nosso objetivo.

Primeiro desafio
Tínhamos o protótipo pronto, então era hora de colocar a ideia a prova, e ver se ela seria realmente útil para quem mais precisaria dela: os moradores das repúblicas.
O primeiro teste foi enviar para alguns amigos próximos. Com pouca ou nenhuma explicação todos entendiam a proposta do Ache Sua Rep, e nos davam dicas e mostravam detalhes que poderia ser adicionados e/ou melhorados. Colhidos os primeiros feedbacks, fizemos os ajustes necessários e então decidimos que já estava na hora de colocar no ar.
A primeira pessoa que cadastrou sua república no nosso site foi uma amiga que nos passou várias dicas, a Talita Cristina. Com a boa impressão que teve do site, ela resolveu nos ajudar, e enviou o Ache Sua Rep para vários amigos, que começaram a espalhar a ideia, fazendo com que atingíssemos aproximadamente 300 visitas nas 10 primeiras horas com o site no ar. Levando em conta que o investimento em propaganda foi nenhum, e que passamos o site para menos de 20 amigos, o resultado foi bem satisfatório, mas nós queríamos mais.

Passando de fase
A partir da boa aceitação vimos que deveríamos levar a ideia mais adiante. Fomos então mais uma vez priorizar o que fazer. Com o site no ar, nos demos conta da importância de algumas coisas que até então não tínhamos dado a devida atenção, detalhes como: SEO, Marketing, Publicidade, Redes sociais, acessibilidade a dispositivos móveis, etc. começaram a ser prioridade nas nossas atividades, e mais do que tudo, ouvir o feedback de quem estava utilizando.
Essa nova fase envolveu muitas pesquisas e melhorias, quase ou totalmente imperceptíveis para os usuários finais, porém com uma importância maior do que pode-se imaginar. Passamos então por uma reestruturação com o objetivo melhorar SEO e acessibilidade. O resultado disso nos possibilitou subir algumas posições nos motores de busca facilitando ainda mais que as repúblicas sejam encontrados, além de fazer a adaptação necessária para simplificar(e muito) a vida de quem utiliza tablets e celulares para acessar o site.

Próximos passos
A partir de agora, entramos uma fase de ajustar pequenos detalhes para tornar a ferramenta ainda mais simples e fácil de ser utilizada.
E também estamos buscando formas de popularizar e difundir a ferramenta em outras localidades, vamos nos aproveitar da facilidade de comunicação das redes sociais e também da carência de ferramentas eficientes com esse objetivo.
Os gastos para colocar o site no ar se resumiram a aproximadamente R$ 70,00 entre domínio e impressão de cartazes para divulgação nos murais da faculdade.

A experiência de colocar uma ideia, um tanto quanto simples, em prática faz com que tenhamos a vivência com todos os aspectos do negócio desde o começo. Itens como propaganda e marketing, passam a impressão de que podem ser simples, mas no entanto podem se tornar muito mais difíceis e minuciosos do que podem parecer, pois envolvem muita pesquisa(quando não é sua área) e criatividade.
Saber analisar o que os seus usuários estão pensando do seu site e qual o rumo que ele pode tomar, também pode ser uma tarefa mais difícil do que parece, pois eles sabem muito bem do que agrada e do que não agrada, mas nem sempre estão dispostos a compartilhar isso. Ferramentas como Google Analytics podem ajudar(e muito!) nesses momentos.
O know-how adquirido com essa experiência, faz com que tenhamos coragem e iniciativa para não pararmos por aqui, pois a partir do momento que o primeiro pontapé foi dado, as lições aprendidas tornam o caminho menos difícil e mais rápido para novas empreitadas.”

Luis Felipe