No período de 11 de agosto a 12 de novembro foi realizada a 1ª Liga LIAG Robocode 2015 com a participação de 30 equipes totalizando mais de 100 alunos de diversas instituições. Com a participação de alunos de UNICAMP-COTIL (Colégio Técnico de Limeira) UNICAMP-FT (Faculdade de Tecnologia) IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e IF Farroupilha (Instituto Federal Farroupilha campus de São Borja-RS), a liga teve um caráter interinstitucional. As equipes vencedoras de cada torneio local tiveram a oportunidade de disputar a final da liga das instituições campeãs. Em uma iniciativa do LIAG (Laboratório de Informática Aprendizado e Gestão), o torneio Robocode ocorre desde ano de 2010 e a liga de 2015 foi a maior já registrada em eventos oficiais no Brasil em número de inscrições, equipes e instituições.
Os torneios locais e a liga dos campeões puderam contar com o apoio da empresa incentivadora e patrocinadora do projeto, Movile, que ofereceu um curso de Android ou iOS para equipe campeã, troféus para 1º, 2º, 3º colocados e melhor código, além de brindes especiais para os campeões dos torneios locais. A empresa TI Desenvolve (Soluções Digitais) ofereceu o desenvolvimento da plataforma web e criação do domínio para organização e realização do torneio. O LIAG teve a responsabilidade na divulgação e atualização das informações pertinentes do evento nas multimídias bem como o contato com participantes na validação dos códigos e elaboração das regras. As instituições UNICAMP-FT e IFSP disponibilizaram a infraestrutura necessária para realização das disputas.
A equipe de nome “Farrapos”, do Instituto Federal de Farroupilha, campus São Borja-RS, sagrou-se campeã da liga na final interinstitucional realizada na data de 12 de novembro de 2015 na UNICAMP-FT. A equipe é formada pelos integrantes: Fernando Luis Oliveira; Israel Vargas Merljak; Rafael Paim Leal e Vagner Roballo Garci. O nome é originário da Revolução Farroupilha, pois o termo “Farrapos” era utilizado para definir quem lutou nessa guerra. Um nome forte que representa a tradição gaúcha. A equipe levou também o troféu de melhor código, avaliado pelos desenvolvedores da Movile Felipe Gasparini e Lucas Cleto, que contribuíram na avaliação dos códigos, na apresentação da empresa e em uma palestra com as características esperadas aos novos profissionais de TI.
A final foi uma grande festa, marcada pelo encontro de instituições estaduais e federais de ensino técnico, técnico integrado e superior de variados cursos: Técnico Integrado em Informática; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Bacharelado em Sistemas de Informação. Participaram da final além da equipe Farrapos, as equipes que lideraram os torneios do: COTIL com o 2º colocado e campeão local representados pelos alunos Guilherme, Pedro, Mateus e William; da FT, com 3º colocado e campeão local representados por Lucas, André, Lucas e Rafael; do IFSP, campus Hortolândia, como campeão do torneio IFSP (maior em número de inscrições dentro os participantes) representados por Davi, João, Thiago, Rodolfo e a professora orientadora Daniela.
Prestigiaram o evento, os organizadores do torneio IFSP representados pelos alunos Carolina, Eduarda, Gabrielle e Gabriel, a equipe LIAG e diversos interessados no evento. Além dos torneios e da liga, os eventos interinstitucionais puderam aproximar instituições com a proposta de oferecer a troca de experiências entre os alunos na diversificação dos métodos de informática no aprendizado de linguagem de programação de maneira divertida.
Resultado final
Veja mais fotos no site oficial clicando aqui.