Padrão de gestão de projeto
-
- Gestão de projetos (PM – Project Management)
- Os conhecimentos, habilidades e processos descritos não devem ser sempre aplicados de forma uniforme em todos os projetos. O gestor de projetos, em consonância com o time, é sempre o responsável por determinar quais processos são apropriados, e o apropriado grau de rigor para cada processo, para um dado projeto -> processo de adequação (tailoring)
- Processo
- Conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são desenvolvidas para se obter um conjunto pré- especificado de produtos, resultados ou serviços.
- Atividades discretas com interfaces bem definidas.
- Os processos associados aos projetos são :
- Grupos de processos comuns:
- Interagem com o escopo, custo, planejamento do projeto.
- Independem das áreas de aplicação.
- Processos orientados aos produtos:
- Normalmente definidos no ciclo de vida do projeto.
- Variam de acordo com a área de aplicação.
- Grupos de processos comuns:
- Grupos de processos comuns
- Início: define e autoriza o projeto ou uma fase dele.
- Planejamento: define e refina os objetivos e planeja o curso da ação e o escopo.
- Execução: integra pessoas e outros recursos para seguir o plano.
- Monitoramento e controle: mede e monitora o progresso regularmente, identificando variâncias e tomando ações corretivas.
- Encerramento: formaliza a aceitação do produto/serviço/resultado e organiza o término do projeto, incluindo a identificação de lições aprendidas.
- Grupos de processos comuns: Interação
- Grupos de processos comuns: Interações externas
- Gestão de projetos
- Para um projeto ter sucesso:
- Selecionar os processos apropriados entre os sugeridos na lista de grupos de processos de gestão de projetos.
- Dependem da complexidade, risco, tamanho, prazo, experiência do time, disponibilidade de recursos, conhecimento do assunto, maturidade do grupo de gestão, indústria e área de aplicação.
- Adequar as especificações dos produtos e os planos aos requisitos do projeto e do produto.
- Atender às expectativas, desejos e necessidades dos stakeholders, incluindo sponsor e clientes.
- Balancear escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos.
- Selecionar os processos apropriados entre os sugeridos na lista de grupos de processos de gestão de projetos.
- Para um projeto ter sucesso:
- Gestão de projetos: Processo
- É uma atividade de integração.
- Os processos devem estar alinhados.
- Alguns podem ser iterativos.
- Interagem entre si.
- Mudança em um pode influenciar outros.
- Diferentes processos por projeto e por empresa.
- Gestão de projetos (PM – Project Management)
Página anterior: Framework de gestão de projetos
Próxima página: Grupo de Processos de Início