Aula 03
Gestão de pessoas
1. Processo de seleção:
a. Em um mercado altamente competitivo, há uma ação importante prévia. Esta é a de atrair a atenção dos jovens para sua empresa e de motivá-los a trabalhar com você. (vide Google e apresentação na Campus Party).
b. perfil adequado não é sempre pessoa brilhante, líder. Avalie sua real necessidade. Evite o overqualified. Busque um perfil que ficará motivado com a atividade.
c. Diferencie conhecimento técnico de postura. Teoria sócio-técnica:
i. Sistema técnico: processos, tarefas e tecnologias para gerar resultados
ii. Sistema social: relacionamentos entre pessoas e atributos das pessoas, como atitudes, competências e valores
d. Conhecimento técnico é muito importante, mas pode ser suprido pela empresa. Postura é algo que dificilmente irá mudar.
i. Avalie a cultura e a prática de sua empresa: uma empresa com atividades altamente estruturadas tem demandas diferentes de uma empresa que executa scrum.
ii. Capacidade de trabalhar em equipe
iii. Capacidade de driblar barreiras, restrições, de conseguir colaborações, etc.
iv. Necessidade de carreira, progressão
v. Fidelidade: rotatividade (turn-over) é um grande problema para TI. Investimento é alto no início da carreira e não pode ser desperdiçado.
vi. Algumas atividades demandarão competência técnica específica. Outras demandarão perfil de visão em alto nível, abstração, interações com clientes, parceiros, etc.
e. No caso de estar no processo seletivo, evite falar mal de experiências anteriores. Olhe sempre para você.
2. Recepção:
a. acolha a pessoa: equipe, banheiro, restaurante, RH, etc.
b. Explique a empresa, sua situação atual e sua história
c. Apresente o planejamento estratégico: explique os valores.
3. Gestão por objetivos:
a. Levante o plano de desenvolvimento de cada profissional
b. Alinhe às metas desdobradas da área as metas de cada profissional.
c. Equipes de alto desempenho: assertividade
d. Apresente desde o início as metas e objetivos da pessoa e abra para discussão. Deixe claro como a pessoa será avaliada (metas objetivas)
e. Faça reuniões de acompanhamento: seja assertivo nas avaliações. Busque justificar opiniões com cases.
i. No caso de ser o avaliado, nunca questione impressões. Mantenha a calma. Se não for possível, peça um tempo para avaliar as informações e saia.
f. Seja justo: se alguém não segue os princípios da empresa, não deve ser mantido. Caso contrário, isso irá desmotivar outras pessoas da equipe a fazer o que a empresa espera. Isso vale para qualquer nível hierárquico.
4. Liderança
a. Max Gehringer: um dos pontos mais importantes para avaliar a qualidade de um líder é sua capacidade de criar novos líderes, até melhores que ele
b. Liderar não é chefiar. Empresa pode precisar dos dois.
c. Lidere pelo exemplo
d. Cuide de sua equipe
i. Respeite as pessoas e seus limites
ii. Filtre pressões
iii. Otimize os resultados
Saiba mais acessando os seguintes links
Harvard Business Review Brasil: Gestão de pessoas não é com o RH!
Exame: Como melhorar a comunicação com sua equipe